Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
BELEZA
Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 08:00
Por: Carol Galvão

    Imprimir


Eu não sou muito ligada à uma possível regra da maquiagem, mas segundo entendedores do assunto, é super importante entender sobre visagismo e colorismo para saber qual cor combina mais com o nosso tom de pele. E para entender mais sobre isso, a primeira coisa que precisamos saber é se o nosso tom de pele é frio, quente ou neutro. Depois, se quisermos aprofundar mais, devemos achar qual a nossa estação. Estação? É isso mesmo, você não leu errado!

Segundo o visagismo, nosso tom de pele é divido em primavera, outono, inverno e verão. E já vou adiantando que, uma das maneiras mais fáceis de saber o tom de pele é pelo bronzeado.


VEJA TAMBÉM:

CORES DE MAQUIAGEM DE ACORDO TONS DE PELE E DE OLHOS

TUTORIAL: MAKE MARROM COM DELINEADO DOURADO

TUTORIAL - MAQUIAGEM AZUL PARA O REVEILLON

DELINEADO COLORIDO: COMO FAZER USANDO SOMBRA



PELE QUENTE

Pessoas com tom amarelado, alaranjado e dourado na pele. Combinam mais com dourado, do que com o prata. São pessoas que pegam bronzeado mais fácil quando expostas ao sol. Um bronzeado que tende a puxar para o dourado.

Os cabelos geralmente são loiro escuro, loiro escuro dourado, marrom puxando para o dourado e ruivos.

Os olhos puxam para castanho claro, verde, cor de mel e avelã.

A pele quente combina muito com tons de dourado, acaju, avermelhado e castanho.

PELE FRIA

Possui um tom puxado para o azul, parece uma pele mais pálida. A pele fria é aquela que, quando exposta ao sol, fica vermelha.

Os cabelos dessas pessoas geralmente são pretos, castanho claro e escuro e loiro escuro.

Os olhos, geralmente, são azuis, castanho claro ou esverdeados.

A pele fria combina muito com tons acinzentados e beges.

PELE NEUTRA

Aqui ocorre a mistura do quente e frio, uma mistura de cores de cabelo com olhos e tonalidades de pele.


____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

PITACO DA TINA:

Gente, aqui sou eu, Tina Szabados, falando com vocês. A minha pele, por exemplo, é neutra. Ela é bem branca (características de pele fria) e tende às sardas (pele quente – primavera). Quando pego sol, não fico bronzeada, mas sim vermelhinha (pele fria).

Meu cabelo natural é um loiro acobreado – principalmente nas pontas! Tem aquela cara de cabelo de surfista, sabe? Parece que faço ombré hair o ano inteiro! (característica de pele quente).

Os olhos são bem castanhos (pele quente) e chegam a contrastar com a pele – que é muito clara (pele fria).

Ou seja, sou uma mistureba só! Englobo características do quente e do frio e todas as estações juntas e misturadas!

Não à toa, na época de escola, um professor de Biologia/Bioquímica disse (na frente de toda a turma, para o meu desespero) que eu tinha características mutantes no fenótipo e me usou como exemplo para a turma, a fim de explicar a evolução dos genes. Claro que isso me rendeu algumas piadinhas e o simpático apelido de Mística (dos X-Men), por parte dos colegas...

Bulling da época de escola à parte, tal característica é o que me permite usar vários tipos de maquiagem e várias cores de cabelo – ficando natural. Muita gente costuma dizer que sou camaleoa e minha fisionomia se adapta a diferentes cores de cabelo, por exemplo. Essa é a maior característica da pele neutra. Saca só as várias cores de cabelo que já usei:

TINA MORENA:

Pra quem não sabe, "Mais Bonita" era o antigo nome do Make, Coisa e Tal. A primeira foto, é de um tutorial de make que fiz em 2011. Já a segunda foto é do início de 2013. Saudade de ser morena!

TINA LOIRA

Infelizmente, tenho poucas fotos com essa cor de cabelo. A maior parte é de imagens caseiras ou de celular. Não reparem na cara de broa (rsrsrsrs) A primeira foto é de 2005. A do meio é de pouco tempo depois de eu ter tido meu segundo filho, em 2013 e a primeira da terceira coluna também é de 2005 - antes de eu ter blog! Aliás, nessa época eu nem sonhava que seria blogueira!!! Ah, eu também não conhecia desamarelador (cof-cof).

COR NATURAL DO MEU CABELO SEM NENHUM PROCESSO QUÍMICO E BEM QUEIMADO PELO SOL

LOIRO ACINZENTADO:

E tem o ruivo bem acobreado que vocês já conhecem, né? 

Viu como a fisionomia muda de acordo com a cor do cabelo que eu uso? É como se a fisionomia se adequasse às novas cores (de cabelo ou de maquiagem). Característica da pele neutra! Você não precisa ter a mesma cor de olho, pele ou cabelo que eu para ser neutra. Mas se troca a cor do cabelo e da maquiagem e fica bem com a maior parte das cores, é sinal de que é neutra. Sacou?  
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Depois de ler sobre esses três tons (neutro, quente e frio), se você não for neutra, como a Tina, vai querer saber se tem pele quente, fria e à qual estação pertence, né? Vamos continuar lendo para descobrir?

Se você tem pele quente, ou você será da estação outono ou primavera. E se você tem pele fria, ou você será da estação verão ou inverno.

PELE QUENTE/ PELE QUENTE OUTONO:

Tem um subtom amarelado e dourado. Pessoas com esse tom de pele tendem a ter os olhos castanhos escuros, verde escuros e acastanhados, cor de avelã. É bem difícil pessoas com esse tom de pele terem olhos azuis.

O cabelo geralmente é cobre, castanho, castanho avermelhado, loiro dourado, vermelho, castanho intenso, marrom e grafite escuro.

O bronzeado puxa para tons de cobre.

Cores que combinam: vermelhos abertos, laranja, bege escuro, verde musgo, marrom claro, azul cinzento, marrom avermelhado, amarelo intenso.

Famosos com esse tipo de pele: Sandy, Flávia Alessandra e Débora Secco.


PELE QUENTE/ PELE QUENTE PRIMAVERA

Tem um subtom rosado, com um aspecto bem saudável. Mas claro que puxam para os tons de dourado. Pessoas que são da estação primavera geralmente possuem sardas, mas também existem as pessoas da estação primavera que não possuem sardas, como eu.

Pessoas com esse tom de pele tendem a ter os olhos castanhos castanhos, castanhos claros, castanhos esverdeados, castanhos puxados para o avelã, verdes e às vezes azuis.

O cabelo geralmente combinam com tons em dourado, tons claros e vários tipos de castanho.

O bronzeado aparece com facilidade e tende a puxar para um tom de dourado.

Cores que combinam: todos os tipos de amarelo (o que eu não gosto muito), marrom aberto, laranja, rosa chá, pêssego, vermelho alaranjado, rosa alaranjado, vermelho, tons de bege.

Famosos com esse tipo de pele: Ana Hickman, Danielle Winits, Gisele Bundchen.


PELE FRIA/ PELE FRIA INVERNO

Possui um subtom puxado para o azulado e acinzentado. São peles com aparência pálida, mesmo quando a pessoa é morena. Geralmente não possui aquele vermelhinho das bochechas.

Quando morenas, as pessoas assim ficam com um bronzeado escuro, puxando para o café.

Pessoas com tonalidade fria geralmente têm olhos azuis, verdes, avelã, negros com luzes castanhas e castanho avermelhado.

O cabelo é preto e castanho escuro.

Cores que combinam: vermelhos fechados, Pink, marrom escuro, chocolate, cinza escuro, cinza esverdeado, cinza arroxeado, todos os tons de roxo.

Famosos com esse tipo de pele: Isis Valverde.


PELE FRIA/ PELE FRIA VERÃO

A pele fria verão possui um subtom puxado para o rosado. Sabe aquelas peles de boneca ? Que parecem porcelana ? geralmente é a pele fria do verão.

As pessoas assim se queimam facilmente no sol e ficam vermelhinhos após a exposição, conseguindo dificilmente pegar um bronzeado, e sempre acaba voltando a sua cor normal, essa é uma pessoa típica de verão.

Pessoas assim geralmente tem olhos azuis, acinzentados, cinza azulados, esverdeados e azulados. O castanho claro não é tão comum em pessoas de pele fria de verão.

O cabelo é dourado e acinzentado. Vários tons de marrom, desde o claro ao escuro.

Cores que combinam: Rosa, azul, verde claro, magenta, framboesa, ameixa, marrom rosado, cereja.

Famosos com esse tipo de pele: Ana Paula Arósio e Daniela Cicarelli.

Não quer dizer que para ter pele quente ou fria você tem que seguir exatamente essas regras acima. Mesmo com essas dicas não é tão fácil de saber qual o seu verdadeiro tom de pele, e tem umas coisinhas que podemos fazer para tentar desvendar nosso tom se estiver difícil.

Vamos ao passo a passo, o mesmo que eu fiz na foto acima, para descobrir o tom de pele:

 - 1º Retire toda a maquiagem

 - 2º Prenda o cabelo para trás

 - 3º Vá até um lugar com bastante luz

 - 4º Coloque um pano dourado sobre o rosto e um pano prateado depois, observe qual coloração deixou sua pele mais bonita. Por exemplo se o dourado disfarçou suas olheiras e imperfeições e o prata deixou mais aparente seus defeitinhos, provavelmente seu tom de pele seja quente.

Agora se foi ao contrário, se o prateado disfarçou suas olheiras e imperfeições e o dourado deixou mais aparente seus defeitinhos, provavelmente seu tom de pele seja frio.

Veja como eu fiz, cobri todo o cabelo e não sei se na foto vocês conseguem ver tanto, mas o dourado ficou bem melhor na minha pele. E cheguei à conclusão que minha pele é quente e pertence a estação primavera.

Se você não tiver um pano ou uma roupa prata e dourada na sua casa, uma bijuteria prata e uma dourada ou uma moeda podem te dar uma forcinha, mesmo sendo mais difícil, por elas serem pequenas e não abrangerem todo o rosto.

Você pega esses objetos e coloca ao lado do rosto e veja qual a cor ressaltou e qual cor apagou a luminosidade da pele.

Outra dica é observar a coloração das veias (que no meu caso não ajudou em nada). Se a veia do antebraço próximo ao pulso for azulada ou arroxeada sua tonalidade de pele é frio, agora se sua veia puxar para o esverdeado (como eu acho que é a minha), seu tom de pele é quente.

O pano branco que todo mundo tem em casa também pode ajudar, se você colocar o pano branco ao lado do rosto e ele aparentar um reflexo azulado, você tem tonalidade fria na sua pele. E se o pano branco aparentar amarelado, você terá tonalidade quente de pele. Essa dica também não deu muito certo comigo, não consegui ver nada amarelo ou azul sobre o reflexo do pano branco, mas às vezes te ajuda e você consegue descobrir a partir dele mesmo.

E por último lembre-se dos elogios que você recebe. Você que é de pele fria deve receber mais elogias quando veste roupas com tonalidades em rosa, lilás e azul. E você que possui pele quente recebe mais elogios quando veste dourado, verde neon, marrom e vermelho.

Essas foram dicas para ajudar você a descobrir qual pele é a sua, mas não é por isso que você tem que tirar da sua vida os tons que não são tão indicados para seu tom de pele, eu mesmo, tenho pele quente e prefiro brincos e pulseiras em prata.

Beijo!

Acompanhe a Carol também no Instagram | Facebook | Blog





Autor

Carol Galvão
carool_garciaag@hotmail.com www.carolinagalvao.com/

Ana Carolina, mas prefere - mil vezes - ser chamada de Carol. Paulista do interior, farmacêutica e, quem sabe, um dia nutricionista. Romântica ao extremo e que vive com um sorriso no rosto. Apaixonada por animais e enlouquecida por tudo que envolva beleza, principalmente a maquiagem.

Comentários (16) Faça um comentário

  • Nayara
    fb.com/ceres.90
    Meu tom de pele é mais amarelado, mas apesar disso evito ficar exposta ao sol por muito tempo porque fico vermelha. No inicio desse ano fui a praia, e notei que depois de uns dias minha pele ficou acobreada, mas já saiu totalmente! Amei as dicas ?

    Quarta - 12 de Outubro de 2016 às 13:04h Responder
  • Sonia
    gostei muito das dicas e da sua pessoa comentando achei bem estrovertida gostei bastante de pesquisar sobre visagismo e pode mandar mais dicas que estamos ai para ler rsrs

    Domingo - 06 de Setembro de 2015 às 21:43h Responder
  • Izabela
    Preciso de uma maquiagem para uma festa de 15 anos,urgente por favor!!!!!

    Sexta - 10 de Abril de 2015 às 13:25h Responder
  • Giuliette
    Amei a dica. Agora sei porque combino com tudo! xD Minha pele é neutra. Agora, vou usar e abusar das cores e maquiagens sem medo de ser feliz!

    Sexta - 30 de Janeiro de 2015 às 13:01h Responder
  • Tatiana
    Oi Tina sou super fã ...Estou loira há alguns anos e eu mo a cor do seu cabelo,estou querendo mudar vc pode me dar uma dica com o nome da sua coloração? bjos e obrigada!!

    Terça - 27 de Janeiro de 2015 às 16:06h Responder
  • Jesica Firmino
    Olá lindona te sigo no face achoo suas makes lindas ,queria uma dica de um site bom e confiavel ...super beijo

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 22:21h Responder
  • Tina
    Obrigada Suli!!! Super beijo!!!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 16:52h Responder
  • Suli
    Nosssaaaaa ruiva em vc é muito melhor!!! Não mude a cor do seu cabelo é lindo d+ bjs

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 13:54h Responder
  • Tina
    Que bom que gostou do post, Camila! A minha versão loira é a que menos gosto. Super beijo!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:52h Responder
  • Tina
    Eeeeeeeeeeeeeeeeeee! Imagina Suzana! Ficamos felizes em saber que o post te ajudou a descobrir a tua temperatura de pele ;-) Super beijo!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:51h Responder
  • Tina
    Hahahahahaha! O engraçado é que, mudo a cor do cabelo, e a fisionomia muda junto =D Muito doido isso! Beijão e obrigada pelo carinho, Rosana!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:50h Responder
  • Tina
    Hahahaha! Nem tudo, Janaína! Eu, de cabelo verde deve ser uó, por exemplo! (rsrsrsrsrs) Beijão e obrigada pelo carinho!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:49h Responder
  • Camila
    Nossa, Tina! Você loira fica muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito diferente! Adorei o post!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:47h Responder
  • Suzana
    Adorei o post! Muito explicativo. Descobri que meu tom de pele é quente/primavera! Obrigada por compartilhar!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:46h Responder
  • Rosana
    Adorei o post, Tina e Carol! Super completo! Tina, você é mesmo uma camaleoa, mulher! Adorei ver suas fotos com outros cabelos!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:45h Responder
  • Janaína Marques
    Adorei o post! Parabéns à Carol! Tina, adoro os teu pitacos! Agora tá explicado porque tudo fica bem em você, mulher! Adorei! Beijos pra vocês meninas!

    Segunda - 26 de Janeiro de 2015 às 12:44h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/259/visualizar/