Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
CUIDADOS E BEM ESTAR
Quarta - 16 de Julho de 2014 às 10:28
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Boa alimentação, suplementos e exercícios estão entre as 'armas' contra a TPM
Boa alimentação, suplementos e exercícios estão entre as 'armas' contra a TPM

Você acorda e de repente, tudo te incomoda. Sai dando passa-fora no marido ou namorado, briga com o filho, com a amiga, com o colega de trabalho e sobra até pro papagaio... Despede a empregada, despeja um monte de verdades no Facebook, chora como louca e, por pouco, não se joga pela janela. E é nesse exato momento, que você se lembra que tá pra ficar menstruada e logo saca o motivo de todo esse inferninho particular: TPM, ou tensão pré-menstrual.

A TPM tem sido cada vez mais frequente para nós, mulheres modernas que nos dividimos entre as atividades domésticas, trabalhamos fora, cuidamos dos filhos e ainda temos que encontrar tempo para nós mesmas. Tudo isso, aliado às cobranças da sociedade sobre o que vem a ser uma 'mulher perfeita' gera na gente um stresse fora do normal, que pode acentuar os sintomas da TPM. Já reparou como a mulherada de antigamente, que normalmente só trabalhava em casa, sofria bem menos esses efeitos. Elas podiam se recolher ao leito nos primeiros sinais da indisposição "daqueles dias". Daí, bastava descanso, banho morno e uma boa xícara de chá de camomila =)

VEJA TAMBÉM:

Incômodos absorvidos? Marca brasileira lança absorvente que pode ser usado em relações sexuais
Como fazer o autoexame das mamas: passo a passo
Gelinho de couve para suco detox
Dez motivos para ir ao Dermatologista

Na vida atual, a coisa é bem diferente... A TPM, às vezes, é tão infernal que os sintomas podem surgir na ovulação e se estenderem até durante a menstruação. Uma pesquisa feita em um presídio feminino norte-americano, mostrou que 50% das presas cometeram os delitos fatais durante o período pré-menstrual. Entre as que provocaram acidentes de trânsito, 52% estavam na mesma situação. É mole? Ou seja, é um período muito doido em que ficamos meio loucas, com vontade de sair por aí rosnando e mordendo (no mínimo) por qualquer coisa!

Além do stress, a TPM também pode ser agravada por outros fatores, como hábitos alimentares ruins, álcool, cigarro (e demais drogas) e até por relações domésticas (sim, porque se o teu marido for um ogro e teu filho, um pentelho, fica complicado até para a mais calma das mulheres passar por essa fase sem cometer nenhum deslise...).

Você pode estar lendo tudo isso e pensando: "Ah, disso, tô livre!" É verdade... Nem todo mundo sente a tensão pré-menstrual com tanta furor e, realmente há quem nem sinta! Se você está nesse grupo, parabéns! Tenho inveja branca de você =) Infelizmente, faço parte do grupo de mulheres que fica prontinha para aquela tempestade em copo d'água.

É que a TPM costuma ser mais cruel para quem é estressada (como dito mais acima), para as mais velhas (tenho 37 anos) e para as que têm mais estrogênio circulando: a mulherada que está acima do peso (eu), que sofre o efeito sanfona e vive engordando e emagrecendo o tempo todo (eu, outra vez) e as que vivem com o intestino preso (quando as fezes se acumulam no intestino, o estrogênio contido nelas, que o fígado degradou e tratou de eliminar, é reabsorvido pelo sangue).

TPM. QUE BICHO É ESSE?

Sofremos de TPM porque, por incrível que pareça, é algo natural do nosso 'corpitcho'. Na primeira fase do ciclo menstrual o óvulo está se preparando para deixar o ovário em direção ao útero. Nosso corpo recebe uma dose extra de hormônios que preparam o organismo para a gestação que estaria para acontecer. Uma fêmea, para conseguir o macho ideal na natureza, precisa ir à luta. Nosso corpo acredita nisso, mesmo que já tenhamos nosso '"macho alpha" no sofá assistindo ao futebol...', e recebemos uma dose extra de hormônios que nos ajudariam a seduzir e também a lutar para defender nossa prole. Se a fecundação não acontece, entramos na segunda fase - que leva à menstruação. Ou seja, é um período que acumula uma tensão natural de algo que não aconteceu (a gestação). Depois, a menstruação vem para limpar o útero de um sangue que não serve mais (lembremos, nesse momento, das aulas da escola e da 'tia' que nos ensinava que o endométrio é a parede de sangue que reveste o útero para o desenvolvimento da gestação). É uma situação que sugere recolhimento e repouso, como em qualquer fim de ciclo. Mas a gente pode repousar e se recolher? Nãaaaaaaaao!!!

COMO DRIBLAR O PROBLEMA?

Comece pela alimentação. Ela deve ser o mais equilibrada o possível. Inclua cereais integrais, feijões, vegetais e frutas no cardápio. Não esqueça da salada verde (que pode ser temperada com azeite de oliva e limão). Esse mês, estou fazendo tudo certinho e, apesar de estar de TPM nesse exato momento, estou sentindo bem menos sintomas.

Essas fotos são do meu Instagram e mostram que como de tudo. Mas, naqueles dias, você deve evitar certos alimentos. Nos outros dias do mês, vale uma 'gordice', com moderação! =)

Lembre: pouca gordura, pouco sal e pouco volume de comida. Porções pequenas de carnes, aves, ovos, peixes e queijos - lembre que durante a TPM ficamos com a digestão mais lenta! Faça cinco pequenas refeições ao longo do dia. Assim você se mantém sem fome e ainda turbina seu metabolismo. Um docinho? Pode, mas sem exageros. Petiscos de salgadinho, carnes defumadas e alimentos enlatados devem ser evitados a todo custo!

NÃO PODE!

AÇÚCAR - faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B no processo metabólico. Por mais estranho que possa parecer, muito açúcar pode levar a pessoa a sentir sintomas de hipoglicemia. É que o pâncreas produz muita insulina. Isso traz como consequência a ansiedade, depressão e desejo de mais açúcar.

ÁLCOOL - também provoca hipoglicemia e deve ser evitado.

SAL - leva à retenção de líquidos, inclusive nos seios, provocando edema generalizado e sensação de peso.

CAFEÍNA - aumenta a tensão e a sensibilidade, agrava a hipoglicemia e irrita o fígado.

PODE!

Alimentos ricos em fibra. Eles são fundamentais para auxiliar a eliminação das fezes - e do estrogênio junto com elas, que, se não for eliminado acumula e fica em excesso no organismo ajudando a te transformar na dona monstra.

COM MODERAÇÃO!

Óleo, manteiga, margarina e carnes.

DIETINHA É BOM. MAS NÃO VALE MORRER DE FOME, OK?

Sabe aquela dieta super restritiva que você disse que iria iniciar? Evite-a nesse período! Regimes de poucas calorias podem ser "fatais" para quem sofre de TPM e ainda podem engordar. Isso mesmo! É que o organismo reage diminuindo sua taxa metabólica, ou seja, desacelera a queima de nutrientes para gastar menos energia. Resultado: devagar, quase parando e ainda impedida de cometer seus pecadinhos gastronômicos diários, a pessoa se sente ainda pior, com humor péssimo, angustiada, triste e com raiva do mundo. Sabe o que mais pode acontecer? O famoso 'pé na jaca'. A angústia vai subindo, subindo, subindo, até que - de repente - você se joga de cabeça nos sorvetes, biscoitos, doces e massas e chocolate.

ENTÃO NADA DE CHOCOLATE?

Chocolate é doce (parece uma conclusão um tanto quanto ordinária, né? Mas relaxa que explico melhor). Sua vontade pode não ser exatamente de chocolate, mas sim de algo docinho. Essa vontade incontrolável de comer doces nessa fase pode ser sinal de baixa de vitaminas do complexo B no organismo. Além disso, o cacau, presente no chocolate, é rico em magnésio. Isso significa que o desejo por chocolate também pode ser deficiência desse mineral no organismo. Mas vale dizer que, por mais que você coma chocolate, a quantidade de magnésio presente nesse doce não é suficiente para abastecer seu corpo...

Se a vontade for incontrolável, dê preferência ao bom e velho chocolate amargo (50, 60, 70, 80 ou 90% de cacau). O cacau é rico em antioxidantes, que auxiliam na manutenção da saúde do coração por ser rico em flavonoides (poderoso fitonutriente (que ajuda no controle da pressão e da manutenção dos níveis de colesterol). O cacau ainda é fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina (o conhecido como “hormônio da felicidade”) e ainda beneficia o intestino: seus flavonoides servem de alimento para as bactérias probióticas, que preservam o nosso intestino. Então, quanto maior a quantidade de cacau no chocolate, melhor.

Outra alternativa são os chocolates especiais. Este aqui, na imagem abaixo, foi enviado pra mim pela Natue. É o ActiveSlim anti TPM - um chocolate funcional que contém óleo de prímula - rico em ácido gama linolênico (GLA), importante aliado na produção de substâncias capazes de inibir processos inflamatórios e diminuir os sintomas da TPM. Também possui Lactium - um aminoácido vindo do leite com propriedades naturais de aliviar o estresse sem efeitos colaterais como sono e moleza. Além disso, melhora a qualidade do sono e ajuda a manter a pressão arterial em níveis adequados sem interferir no ganho ou na perda de peso. O 'chocolate anti TPM' também não possui açúcar, lactose, glúten ou gorduras trans. É bem mais saudável, e de quebra, ajuda a combater a TPM.

Eu provei e achei o sabor bem satisfatório. Imaginei que, por ser algo funcional, teria gosto de remédio, sei lá... Mas me enganei. Não é igual a um chocolate suíço, mas 'quebra o maior galhão' na hora do desejo incontrolável por chocolate, sem fazer mal. Ele é adoçado com sucralose (um adoçante produzido da cana de açúcar). Por isso não amarga, como os chocolates diets tradicionais. Cada tablete de 20g tem 103 calorias - bem menos do que muita barrinha de cereais por aí =) Vende aqui.



A alfarroba, um fruto originário do Mediterrâneo com aparência semelhante à vagem do feijão, coloração marrom escura e sabor adocicado, que lembra o gosto e aspecto do cacau, também é uma boa aliada nesses dias e uma excelente alternativa ao chocolate. Particularmente, gosto bem mais da alfarroba do que do cacau! Quando torrada e moída, é usada em diversas preparações. A gente encontra alfarroba em forma de bombom, barrinhas, gotas e outras coisitas deliciosas.

É um produto sem açúcar (possui naturalmente glicose, frutose e sacarose em sua composição, dispensando assim, o uso do açúcar), não contém substâncias estimulantes, como a teobromina e cafeína e possui baixo índice glicêmico. Essa, das imagens, é da marca Carob House e é vendida aqui. Gosto tanto que tenho que policiar para não comer a caixinha toda! =)

SUPLEMENTOS

Por mais rica que seja a sua alimentação, nem sempre é possível consumir todos os nutrientes que nosso corpo precisa. Nessas horas, podemos contar com a ajuda dos suplementos. Os suplementos indicados para o combate da TPM, possuem cálcio, vitamina B6 e magnésio. Sabia que o sangue tem menos cálcio, dez dias antes da menstruação? Mas, antes de sair correndo para a farmácia, fale com seu médico. Ele é quem pode te orientar melhor sobre as doses de cada suplemento, ok?

A vitamina B6, piridoxina, estão quase sempre em falta no organismo feminino. A ausência de magnésio nas células, quase sempre constatada na TPM, prejudica o equilíbrio delas e atrapalha a ação do cálcio. A carência da vitamina B6 e do magnésio no organismo durante a fase pré-menstrual é a responsável por aquela vontade danada de comer chocolate, que já falamos antes.

Ginkgo biloba em extrato sólido, tomado em doses de 40 mg três vezes ao dia, tem o poder de contrair os minúsculos capilares sanguíneos através dos quais os líquidos vazam para os tecidos. Evitando edemas. Contra depressão, choro e memória fraca os médicos costumam prescrever dois a seis gramas diários de tirosina, aminoácido que ajuda a controlar a depressão e o apetite estimulando as funções cerebrais.

Outros suplementos indicados são os que contêm ácidos graxos essenciais, como os ácidos linoleico, gamalinoleico e araquidônico. Óleo de linhaça e o óleo de prímula, em doses de 1.5 g duas vezes ao dia, associados à Vitamina B6, têm se mostrado muito eficientes em casos difíceis de TPM. Especificamente contra edemas.

No momento, estou tomando esses dois suplementos: o Gérmen de Soja da Chá Mais - Vende aqui E o Equaliv Nutri Mulher - vende aqui. O gérmen de soja é rico em fitoestrógenos que proporcionam efeitos benéficos ao nosso organismo durante e após a TPM e à menopausa. Doses de 1,2g por dia, auxiliam na prevenção da osteoporose e de doenças cardiovasculares. Estudos no japão, confirmam que a soja também é uma importante aliada na regulação dos hormônios femininos.

O Equaliv Nutri Mulher é um suplemento polivitamínico e mineral, composto também por óleo de linhaça, rico em ácidos graxos poli-insaturados, que aliados às vitaminas e minerais presentes no suplemento, exercem ação anti-inflamatória, melhora a saúde cardiovascular e dos olhos, controla os níveis de colesterol e triglicérides e também tem ação no sistema nervoso, melhorando a memória e concentração.

As vitaminas e minerais presentes neste suplemento também têm ação antioxidante, combatem os radicais livres, auxiliam na reposição das perdas relacionadas ao ciclo menstrual e contribuem para a saúde da pele, unhas e cabelos. Além disso, o óleo de linhaça contém ainda lignana, um fitoestrógeno que possui ação semelhante ao estrógeno, o hormônio feminino. Vende aqui.

Todos esses produtos foram pela Natue para que eu provasse e contasse para vocês. O que posso dizer é que, realmente, os sintomas da TPM, esse mês, estão bem mais brandos. Acredito que, à medida em que eu for me aprofundando no tratamento (com os suplementos e alimentação) eles diminuam bem. A Natue também tem um blog com várias informações de saúde e bem estar, além de receitinhas de pratos saudáveis. Vale dar uma conferida.

MEXA-SE!

Não precisa virar uma rata de academia (a não ser que você queira). Uma caminhada de uma hora por dia, em passo apertado (que deixe você ligeiramente ofegante), já é o suficiente. Ajuda a oxigenar o sangue e o cérebro, tonifica os músculos, fortalece os ossos, lubrifica as articulações, estimula o funcionamento do intestino, melhora o metabolismo durante o dia inteiro e ajuda a perder as gordurinhas. Bicicleta, natação, dança, tênis... Tudo isso também vale.

CHÁS, ERVAS E RAÍZES

Nessa fase, vão bem os chás de dente-de-leão, boldo, carqueja, artemísia, camomila e melissa (capim cidreira - que é diferente de capim limão, ok?) Podem ser tomados 3 xícaras ao dia. De produtos naturais já sou fã faz tempo. Cheguei até a fazer um curso de fitoterapeuta, anos atrás. O armário aqui de casa, vive cheio de caixinhas com vários tipos de chás. Outros que gosto muito são as infusões de frutas e flores, como morango, abacaxi, laranja, maçã, jasmim e baunilha. Eles ajudam muito a sentir um gostinho doce na boa, mas saudável. Esses, da imagem abaixo, são importados e comprei no mercado Extra, aqui no Rio de Janeiro. Mas também há muitas opções nacionais, bem gostosas =)

Se quiser (e gostar), também aposte nas tinturas - não as de cabelo! Mas aquelas que compramos em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. São concentrados de plantas, que podemos tomar puros ou diluídos em água. As tinturas de dente-de-leão e de bardana são ótimas - meio conta-gotas duas vezes ao dia são suficientes.

E vocês, também sofrem com a TPM. O que costumam fazer para aliviar a tensão nesses dias?

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (24) Faça um comentário

  • Cl?udia Higa
    Amei o post! muito interessante, explicativo, enfim...completo! estou tomando a vitamina Equaliv e estou amando!! bjs! www.bemmekero.com.br

    Domingo - 20 de Julho de 2014 às 02:27h Responder
  • Erika
    Realmente a TPM tira qualquer mulher dos eixos. Eu já sou do tipo que gosta de ficar deitada bem quietinha, e não ter nada me incomodando haha tomar uma xícara de chá é uma boa opção. Adorei suas dicas, não sabia da cafeína nesse período rs Beijos, Érika =) Quero ser Alice www.queroseralice.com.br

    Sexta - 18 de Julho de 2014 às 11:10h Responder
  • Mariah Martins
    Nossa eu sou daquelas que fica com muita cólica chega ate rolar no cão mas não fico nervosa sou bem calma não saio dano patada em todo mundo , kk amei o post e bem explicadinho o assunto, Beijos Mariiah BLOG*-FANPAGE*-INSTAGRAM*-TWITTER*

    Sexta - 18 de Julho de 2014 às 08:05h Responder
  • Michele
    Tinaaa, adoro seus posts!!! kkkkkk Eu sou a temível Bruxa quando o assunto é TPM! Meu Jesus amado, nem eu mesma me aguento!! kkkkkkkkk #tadinhodomarido Eu sei que cafeína é desaconselhada nessa época, mas o que me dá maior prazer e me faz ficar "relax" é tomar café quentinho enquanto como alguma coisa que contenha chocolate! kkkk mas detalhe: eu até gosto de chocolate, mas não a louca, não!! Prefiro uma saladinha, mas nesses dias, só essa duplinha pra me deixar "de boa"!! kkkkkkk Visite o blog Paixão por Makes!!

    Sexta - 18 de Julho de 2014 às 01:13h Responder
  • Andreia Sales
    Nossa ninguém merece sofrer com a TPM adorei as dicas. Existem ótimos produtos no mercado e hoje só sofre quem quer. Bjks www.maevaidosa.com

    Quinta - 17 de Julho de 2014 às 11:40h Responder
  • Arinalva
    Não tenho muito problema não, fico mais deprê do que irritada, mas se procurarem confusão comigo o bicho pega kkkkk e não pode faltar um chocolate pra dar aquela acalmada básica. Bjs www.mademoisellebahia.com

    Quinta - 17 de Julho de 2014 às 10:57h Responder
  • Suelen
    Nossa esses dias são cruéis, eu diria que eu sou a bruxa kkk Tenho até dó do meu amor, e fico com vontade de comer só doce, mas irei controlar minha alimentação certinho. Bjos http://suelen-pink-modafeminina.blogspot.com.br/

    Quinta - 17 de Julho de 2014 às 09:51h Responder
  • Adriana
    uau que post completo, fiquei morrendo de vontade de provar os produtos da natue, nada melhor do que aliviar os sintomas da TPM. Acho que sou estilo Pluriapta, acabei de descobrir hehehe. beijos www.beabadabeleza.com.br

    Quinta - 17 de Julho de 2014 às 00:46h Responder
  • Aline Magalhães
    Parabéns pela matéria. As dicas são ótimas e com certeza seguirei pasta minimizar o máximo o sofrimento que é. Beijinhos

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 23:30h Responder
  • Bruna de Paula
    Eu adorei o seu post, Tina! As dicas são perfeitas e algumas já sigo; pois a minha TPM é das bravas e posso ser considerada bruxa, com certeza. Apesar que conheço algumas bruxas que vivem na TPM eterna. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 22:12h Responder
  • Hellen
    Eu sou a Come Come rsrsr tenho vontade de comer coisas diferentes, tipo desejos de gravida e como brigadeiro de panela o tempo todo, já tentei outros docinhos mas nada substitui o meu brigadeiro de panela, fiquei tentada a provar esse chocolate, e ai a dona caminhada, essa eu não vejo a tempo rsrsrs amo dançar, mas por aqui não acho nenhuma academia que tenha dança, o jeito vai ser arrastar o sofá da sala mesmo rsrs.

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 21:20h Responder
  • Mikaele Santos
    doladobaomaiscliche.blogspot.com.br
    Amei suas dicas e to triste por que o doce é proibido nesses dias minha glicose sobe a mil, mas depois dessa irei tomar mais cuidados, obrigada pelas dicas maravilhooosas! doladobaomaiscliche.blogspot.com.br

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 19:25h Responder
  • Tina
    Haha! Boa Babi!!! Super beijo =)

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:43h Responder
  • Tina
    O meu também, Carol! Beijão!!!

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:42h Responder
  • Tina
    Também amei o Equaliv Nutri Mulher. Virei fã, Zilandra! Beijokas!!!

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:41h Responder
  • Tina
    Caminhadas são ótimas. Amo caminhar porque faz bem ao corpo e à cabeça. Penso muito enquanto caminho =) Beijokas, Mariana!

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:40h Responder
  • Tina
    Haha, Camila! Acho que dá sim! Beijos =)

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:38h Responder
  • Tina
    Obrigada Cristiane! Que bom que gostou! Beijos e obrigada por comentar =)

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:37h Responder
  • Babi Bernardo
    Tina, Este foi um dos posts que você fez que eu mais me identifiquei...eu estava lendo e pensando...ué? ela está me observando? :) Obrigada pela dicas para aliviar a tpm! ps: eu sou a neura hehehe

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 14:26h Responder
  • Carol R
    Meu perfil são todos juntos misturados kkk bjs

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 11:36h Responder
  • Zilandra Batista Rodrigues
    amiga quanta informação legal,e algo que eu faço muito e tomar cafe,principalmente por me sentir nervosa,não sabia que não e recomendavel,e gostei das alternativas para consumir durante esse periodo tenebroso kkk,eu tambem nesse exato momento estou sentindo uma cólica daquelas kkk,mais comecei a tomar esse equalive e menina to sentindo diferença na pele,no cabelo,e quero tomar o mes todos para saber se vai acalmar minha TPM,e mais uma vez adorei suas dicas,produtos maravilhosos que eu nao conhecia MIL BJS www.zilandramakes.com.br

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 11:27h Responder
  • Mariana Cordeiro
    Nossa quantas dicas! Tem dias de tpm que nem eu me suporto, adoro gordices durante a tpm...vou tentar evitar e tomar um chá de camomila, estou tomando chá verde pra ajudar a desinchar . Estou tentando fazer caminhada todo dia pra ficar com o corpinho melhor, mas se ajuda a melhorar o humor vou me esforçar mais.. beijoo www.marianacordeiro.com

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 11:20h Responder
  • Camila
    Dá pra comprar caixas desse chocolate pra tpm aí? Vou precisar muuuuuuuuito! kkkkkkkkkkkkkkkk Adorei!

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 11:07h Responder
  • Cristiane
    Uau! Que post maravilhoso! Muitas e muitas dicas. Adorei. Beijinhos, minha flor!

    Quarta - 16 de Julho de 2014 às 11:06h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/155/visualizar/