Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 18:31
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Recebo muitos pedidos para fazer makes para morenas, negras, loiras... É que, às vezes, a pessoa vê a maquiagem em mim, que sou ruiva, e acha que nela não ficaria bem... Por isso, ao invés de fazer vários tutoriais de maquiagem para cada tipo de pele e olhos (até porque não trabalho com modelos, né pessoal? Faço a maquiagem em mim mesma para mostrar aqui no blog e lá no canal), resolvi ensinar o truque para vocês!

Primeiro, vou dar uma dica super importante: não existem mais regras de cores de maquiagem certas para biotipos diferentes... Esse negócio de negras e morenas só usarem sombras em tons quentes (cobre, dourado, amarelo, laranja...) e branquinhas só usarem tons frios (rosa, azul, verde, pêssego...) é coisa do "ronca"! Ou seja, é antiquado, não existe mais!

Cada mulher é livre para escolher a cor de maquiagem que bem entende! Se a pessoa gostar da cor, se sentir bem com ela e tiver atitude para segurar o look, porque não? Afinal, sempre ficamos mais bonitas quando nos sentimos bonitas, quando gostamos do que estamos usando. Auto confiança deixa qualquer mulher mais atraente!

VEJA TAMBÉM:

CORRETIVO COLORIDO: QUANDO E COMO USAR

Mas é fato que existem tons de maquiagem que ajudam a destacar pontos fortes em nossa fisionomia! Não que você só deva usar aquelas cores. Mas quando usadas, podem destacar um olho castanho, deixar os cabelos loiros em maior evidência ou mostrar ainda mais o bronzeado da pele.

E por que isso acontece?

Para entender esse mecanismo de cores que ajudam a exaltar a beleza individual de cada uma, vale dar uma olhadinha na famosa roda das cores (Color Wheel). Olha ela aqui:

1- Cores primárias | 1/2- Cores Intermediárias | 2- Cores secundárias | 3- Cores terciárias.

As cores opostas à sua cor de olho ou cabelo, vão sempre sobressair quando colocadas em você e combinar porque se contrastam. Já as cores adjacentes (aquelas que estão entre as cores opostas) harmonizam com suas cor de cabelo ou olhos, deixando o visual mais bonito. Saca só:

Loiras tem o cabelo amarelo, digamos assim né? Na roda das cores, o loiro pode ser representado pelos tons 1 e 1/2. E quais são os tons opostos? Ao 1 (amarelo bem vivo - ou seja, loiras platinadas ou com o cabelo bem claro) - o violeta e seus subtons (roxo, lilás e uva - cores derivadas). Ao tom 1/2 (um loiro dourado) será o verde água e seus subtons.

Repare que em volta da cor oposta (esse roxo nº2 - que está circulado em rosa), há outros tons. Essas são as cores adjacentes. São as que deixam o visual harmonioso. Na prática isso significa que, uma loira, com tom de cabelo bem clarinho, que queira destacar as madeixas, pode usar um make roxinho nos olhos, com esfumado azul mais escuro e nos lábios um batom rosa pink ou roxinho, no estilo Heroine, por exemplo para harmonizar o look.

Também podemos fazer um make em tons de azul, roxo, magenta e pink (e todos os subtons: vários tonalidades de azul, lilás, uva, berinjela, rosa...) para destacar os fios loiros. É claro, você não precisa (e nem deve) colocar todos os tons juntos no mesmo make! Mas pode casar um olho lilás, com esfumado azul ou roxo, com batom rosa, por exemplo ;-)

No caso de quem tem cabelo loiro dourado, os tons que mais funcionam são esses:

Tina, eu sou morena. Queria uma maquiagem nos olhos que fizesse sobressair meu tom de pele! Ok! Vamos olhar na roda das cores....

O tom moreno de pele seria esse castanho nº3. O tom oposto, é o magenta, circulado em rosa e as cores adjacentes são as circuladas em roxo.

Isso significa que, para dar aquele up na pele bronzeada da morena ou negra, o ideal é usar um make pink ou magenta e harmonizar o look com qualquer um dos tons circulados em roxo. Vale usar, por exemplo uma batom pink ou magenta bem vibrante com sombra cor de chumbo, cobre ou terracota, por exemplo. Ou ainda, um make azul royal nos olhos, casado com boca cobre ou terracota. A criatividade é o limite!

#DICA: Tons de marrom, cinza e dourados sobressaem em todas as cores de olhos! Sempre que você estiver com dúvidas sobre o que usar, aposte no marrom e/ou dourado #ficadicapoderosa!

A roda das cores também funciona na hora de combinar roupas, acessórios, batom, com sombra, sombra com blush, etc.

Agora que você já sabe a teoria, vamos aos exemplos de cores de sombras, aplicadas às cores dos olhos:

OLHOS AZUIS:

Quem tem olhos azuis pode investir em sombras em tons de:

- Marrom, dourado, bronze e castanho.

- Lilás, grafite, preto, azul e vinho, também pode!

DICA: Uma dica para deixar o olhar de quem tem olhos azuis mais poderoso e investir em sombras mais escuras para destacar o claro dos olhos. Um bom truque para dar uma acendida no olhar, é esfumar o cantinho externo dos olhos com sombra preta ou chumbo.

QUEM TEM OLHO AZUL PODE USAR SOMBRA AZUL? Sim! inspire-se!

OLHOS VERDES:

Olhos verdes nunca são iguais... Uns puxam mais para o azul, outros são bem verdes e há ainda aqueles que têm uma boa quantidade de mel na mistura... Por isso, minha dica geral para quem tem olhos verdes são os tons neutros.

- Marrom, pêssego, ameixa, caqui, verde profundo.

- Dourado, verde limão, roxo, lilás, cinza, também pode!

QUEM TEM OLHO VERDE PODE USAR SOMBRA VERDE? Sim! inspire-se!

OLHOS CASTANHOS:

Meu sonho era ter olhos azuis... Mas para quem trabalha com maquiagem, o melhor são os castanhos. É que eles combinam com quase tudo (assim posso mostrar vários makes para vocês, feitos nos meus olhinhos! rsrsrsrs).

- Marrom, bege, verde, azul, turquesa, roxo, preto, vinho, dourado, cobre, azul, lilás...

OLHOS MEL:

É um tom lindo e também bem fácil de casar com vários tons de sombra.

- Pêssego, castanhos, preto, berinjela, ocre, verde, salmão, lilás, roxo.

- Perolado, dourado, azul e marrom, também pode.

OLHOS PRETOS

Mais uma cor linda e super fácil de trabalhar com maquiagem porque combina com, praticamente, tudo!

- Preto, branco, prateado, chumbo, cinza.

DICA: Invista nos esfumados, com o cantinho interno claro e o externo bem escuro.

DICA EXTRA: evite sombra verde, independente da cor de seus olhos se você tiver a pele muito amarelada.

Bom gente, é isso! Espero que vocês tenham gostado desse post e que usem como referência. Apenas lembrando que o que escrevi aqui, são apenas dicas. Cada pessoa é livre para usar o que gosta. Maquiagem é uma arte e, como em qualquer arte, não existe certo ou errado, só a preferência de cada artista. Use e abuse daquilo que você realmente gosta!

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (pelo Facebook)

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/253/visualizar/