Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 18:31
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Recebo muitos pedidos para fazer makes para morenas, negras, loiras... É que, às vezes, a pessoa vê a maquiagem em mim, que sou ruiva, e acha que nela não ficaria bem... Por isso, ao invés de fazer vários tutoriais de maquiagem para cada tipo de pele e olhos (até porque não trabalho com modelos, né pessoal? Faço a maquiagem em mim mesma para mostrar aqui no blog e lá no canal), resolvi ensinar o truque para vocês!

Primeiro, vou dar uma dica super importante: não existem mais regras de cores de maquiagem certas para biotipos diferentes... Esse negócio de negras e morenas só usarem sombras em tons quentes (cobre, dourado, amarelo, laranja...) e branquinhas só usarem tons frios (rosa, azul, verde, pêssego...) é coisa do "ronca"! Ou seja, é antiquado, não existe mais!

Cada mulher é livre para escolher a cor de maquiagem que bem entende! Se a pessoa gostar da cor, se sentir bem com ela e tiver atitude para segurar o look, porque não? Afinal, sempre ficamos mais bonitas quando nos sentimos bonitas, quando gostamos do que estamos usando. Auto confiança deixa qualquer mulher mais atraente!

VEJA TAMBÉM:

CORRETIVO COLORIDO: QUANDO E COMO USAR

Mas é fato que existem tons de maquiagem que ajudam a destacar pontos fortes em nossa fisionomia! Não que você só deva usar aquelas cores. Mas quando usadas, podem destacar um olho castanho, deixar os cabelos loiros em maior evidência ou mostrar ainda mais o bronzeado da pele.

E por que isso acontece?

Para entender esse mecanismo de cores que ajudam a exaltar a beleza individual de cada uma, vale dar uma olhadinha na famosa roda das cores (Color Wheel). Olha ela aqui:

1- Cores primárias | 1/2- Cores Intermediárias | 2- Cores secundárias | 3- Cores terciárias.

As cores opostas à sua cor de olho ou cabelo, vão sempre sobressair quando colocadas em você e combinar porque se contrastam. Já as cores adjacentes (aquelas que estão entre as cores opostas) harmonizam com suas cor de cabelo ou olhos, deixando o visual mais bonito. Saca só:

Loiras tem o cabelo amarelo, digamos assim né? Na roda das cores, o loiro pode ser representado pelos tons 1 e 1/2. E quais são os tons opostos? Ao 1 (amarelo bem vivo - ou seja, loiras platinadas ou com o cabelo bem claro) - o violeta e seus subtons (roxo, lilás e uva - cores derivadas). Ao tom 1/2 (um loiro dourado) será o verde água e seus subtons.

Repare que em volta da cor oposta (esse roxo nº2 - que está circulado em rosa), há outros tons. Essas são as cores adjacentes. São as que deixam o visual harmonioso. Na prática isso significa que, uma loira, com tom de cabelo bem clarinho, que queira destacar as madeixas, pode usar um make roxinho nos olhos, com esfumado azul mais escuro e nos lábios um batom rosa pink ou roxinho, no estilo Heroine, por exemplo para harmonizar o look.

Também podemos fazer um make em tons de azul, roxo, magenta e pink (e todos os subtons: vários tonalidades de azul, lilás, uva, berinjela, rosa...) para destacar os fios loiros. É claro, você não precisa (e nem deve) colocar todos os tons juntos no mesmo make! Mas pode casar um olho lilás, com esfumado azul ou roxo, com batom rosa, por exemplo ;-)

No caso de quem tem cabelo loiro dourado, os tons que mais funcionam são esses:

Tina, eu sou morena. Queria uma maquiagem nos olhos que fizesse sobressair meu tom de pele! Ok! Vamos olhar na roda das cores....

O tom moreno de pele seria esse castanho nº3. O tom oposto, é o magenta, circulado em rosa e as cores adjacentes são as circuladas em roxo.

Isso significa que, para dar aquele up na pele bronzeada da morena ou negra, o ideal é usar um make pink ou magenta e harmonizar o look com qualquer um dos tons circulados em roxo. Vale usar, por exemplo uma batom pink ou magenta bem vibrante com sombra cor de chumbo, cobre ou terracota, por exemplo. Ou ainda, um make azul royal nos olhos, casado com boca cobre ou terracota. A criatividade é o limite!

#DICA: Tons de marrom, cinza e dourados sobressaem em todas as cores de olhos! Sempre que você estiver com dúvidas sobre o que usar, aposte no marrom e/ou dourado #ficadicapoderosa!

A roda das cores também funciona na hora de combinar roupas, acessórios, batom, com sombra, sombra com blush, etc.

Agora que você já sabe a teoria, vamos aos exemplos de cores de sombras, aplicadas às cores dos olhos:

OLHOS AZUIS:

Quem tem olhos azuis pode investir em sombras em tons de:

- Marrom, dourado, bronze e castanho.

- Lilás, grafite, preto, azul e vinho, também pode!

DICA: Uma dica para deixar o olhar de quem tem olhos azuis mais poderoso e investir em sombras mais escuras para destacar o claro dos olhos. Um bom truque para dar uma acendida no olhar, é esfumar o cantinho externo dos olhos com sombra preta ou chumbo.

QUEM TEM OLHO AZUL PODE USAR SOMBRA AZUL? Sim! inspire-se!

OLHOS VERDES:

Olhos verdes nunca são iguais... Uns puxam mais para o azul, outros são bem verdes e há ainda aqueles que têm uma boa quantidade de mel na mistura... Por isso, minha dica geral para quem tem olhos verdes são os tons neutros.

- Marrom, pêssego, ameixa, caqui, verde profundo.

- Dourado, verde limão, roxo, lilás, cinza, também pode!

QUEM TEM OLHO VERDE PODE USAR SOMBRA VERDE? Sim! inspire-se!

OLHOS CASTANHOS:

Meu sonho era ter olhos azuis... Mas para quem trabalha com maquiagem, o melhor são os castanhos. É que eles combinam com quase tudo (assim posso mostrar vários makes para vocês, feitos nos meus olhinhos! rsrsrsrs).

- Marrom, bege, verde, azul, turquesa, roxo, preto, vinho, dourado, cobre, azul, lilás...

OLHOS MEL:

É um tom lindo e também bem fácil de casar com vários tons de sombra.

- Pêssego, castanhos, preto, berinjela, ocre, verde, salmão, lilás, roxo.

- Perolado, dourado, azul e marrom, também pode.

OLHOS PRETOS

Mais uma cor linda e super fácil de trabalhar com maquiagem porque combina com, praticamente, tudo!

- Preto, branco, prateado, chumbo, cinza.

DICA: Invista nos esfumados, com o cantinho interno claro e o externo bem escuro.

DICA EXTRA: evite sombra verde, independente da cor de seus olhos se você tiver a pele muito amarelada.

Bom gente, é isso! Espero que vocês tenham gostado desse post e que usem como referência. Apenas lembrando que o que escrevi aqui, são apenas dicas. Cada pessoa é livre para usar o que gosta. Maquiagem é uma arte e, como em qualquer arte, não existe certo ou errado, só a preferência de cada artista. Use e abuse daquilo que você realmente gosta!

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (16) Faça um comentário

  • Tina
    Oi Paula! Sinto-me honrada com o teu comentário e super feliz que você entenda a minha forma de blogar e admire isso! É um esforço dividir o dia entre as atividades de mãe, esposa, dona de casa, o trabalho fora do blog e os posts... Mas quando leio um comentário como o teu, sinto que vale muito a pena! Obrigada pelo carinho, querida! Um super beijo pra você!!!

    Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 09:28h Responder
  • Tina
    Oi Letícia! As cores opostas são aquelas que estão no sentido oposto da roda, ocupando a posição equivalente. Por exemplo: a cor nº1 - amarela clarinha, que é a primeira cor da fileira do meio da roda, tem como cor oposta o roxo nº2 no final da mesma fileira. Já o nº3, desta mesma fileira (um marrom castanho), a segunda cor dessa fileira, tem como cor oposta o magenta - penúltima cor da mesma fileira. Sacou? As cores da roda estão ligadas por pontilhados e formam retas (algumas paralelas e verticais, outras transversais e horizontais). A gente olha essas retas. Beijos!

    Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 09:24h Responder
  • Tina
    Ai, que felicidade saber que você gostou do post Monique! E saber que vocÇe tem gostado das dicas e do conteúdo que posto por aqui!!! Super beijo!

    Quinta - 15 de Janeiro de 2015 às 09:17h Responder
  • Paula Souza
    Poxa Tina, que post sensacional! Confesso que na primeira olhada da roda de cores fiquei confusa, mas vc explica suuuper bem. Que legal ver um texto inteligente e com argumentos praticamente científicos do porquê das cores, das combinações, dificilmente vemos tão bom conteúdo nos blogs de make que em sua esmagadora maioria são apenas propagandas de produtos caríssimos e grifados e dos looks do dia sem conteúdo algum. Parabéns Tina!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quarta - 14 de Janeiro de 2015 às 23:34h Responder
  • Letícia Mattos
    Amei esse post!!! só queria uma explicação melhor, uma dúvida simples, ao olhar na roda de cores como vemos os opostos??? Vou explicar melhor, se olha na reta dos triângulos, ou é sempre os que estão à frente ou à direita daquela cor? Me tira essa dúvida, sou maquiadora a pouco tempo, e adoro quando vejo esses posts para tirar dúvidas são ótimos!!! Beijos...

    Quarta - 14 de Janeiro de 2015 às 10:41h Responder
  • Monique
    Oiii, amei o post. Achei ele super completo, tenho aprendido muito com suas dicas. Pois dan?o na igreja e temos liberdade pra usar a make q desejamos de acordo com o tema que explorarmos. Parab?ns pelo trabalho!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:57h Responder
  • Tina
    Oba Givanilda! Que bom que você gostou do post! Fico feliz!!! Beijokas!!!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:37h Responder
  • Tina
    Imagina Camila! Que bom que você gostou!!! Eu é que agradeço teu carinho! Beijos!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:35h Responder
  • Tina
    Oi Alaine! Que legal você ter gostado do post, lindona! Um super beijo pra você!!!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:34h Responder
  • Tina
    Oi Rosana! Adorei o "supinpa"!!! Que bom que você gostou!!! Tô super feliz! Beijão!!!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:33h Responder
  • Tina
    Oi Cristiane! Que bom que você gostou da explicação, meu anjo! Um beijo enorme!!!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:32h Responder
  • Givanilda
    tina amei tudo bem explicado.

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:26h Responder
  • Camila
    Adorei o post! Super bem explicado. Obrigada por compartilhar com a gente, Tina!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:01h Responder
  • Alaine
    Tina, a gente sempre vê maquiagens que ficam lindas e nem para pra pensar em todas essas coisas. Não para pra entender que as cores foram pensadas de maneira científica quase para poderem combinar naquela make. Que post lindo! Adorei saber de tudo isso!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 20:00h Responder
  • Rosana
    Tina de Deus! Que post supinpa! Um verdadeiro guia pra quem faz curso de maquiagem! Adorei. Parabéns Tininha!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 19:58h Responder
  • Cristiane
    Gente, que explicação maravilhosa! Adorei, Tina!

    Terça - 13 de Janeiro de 2015 às 19:57h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/253/visualizar/