Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MODA
Quinta - 12 de Dezembro de 2019 às 00:21
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Você leu o título desse post e tá aí coçando a cabeça e pensando: " o que são alpargatas". Aconteceu com você? Não fica com vergonha, menina! É muito normal. Afinal de contas, são tantos nomes e estilos de sapatos que até para nós a coisa pode ficar confusa algumas vezes.

Há pouco tempo, falei da minha alpargata com estampa de oncinha no meu Instagram e muita gente comentou que não conhecia o sapato, com esse nome.

Eu e minhas alpargatas com estampa de oncinha - lá no meu perfil do Insta. Quando falei o nome desse modelo de sapato pela primeira vez, muita gente comentou que não sabia que eles se chamavam assim. Para muita gente, são sapatilhas. Mas, na verdade são alpargatas ou espadrilha sem salto.

Então achei bacana falar um pouquinho delas, as alpargatas, em um post aqui no blog, contando a origem desse nome engraçado e dando dicas de como usar esse sapatinho. Vem comigo!

O termo alpargata se refere ao nome da primeira fabricante no Brasil que produzia esse tipo de calçado e, assim como tantos outros produtos (pallha de aço – Bombril, leite fermentado – Yakult), acabamos incorporando o nome da marca ao estilo. Ah, e o nome correto de chamar o calçado seria espadrilha sem salto... Mas sem problema algum chama-lo de alpargata, gata!

Babando nesse modelo super romântico da Cervera. Vende aqui

As alpargatas são calçados de grande estilo e versatilidade. Já faz décadas que ela se popularizaram mundo inteiro e se tornaram as queridinhas de muitas celebridades e modelos, tanto pela sua estética quanto por representarem uma alternativa mais confortável às sapatilhas.

As primeiras variações das alpargatas chegaram no Brasil há quase 100 anos e se difundiram entre os trabalhadores do campo, especialmente das fazendas de café. Na década de 1980 foi a vez das legítimas alpargatas, iguais aquelas produzidas no povoado espanhol de Cervera del Rio Alhama, chegarem por aqui através da marca Cervera - que ostenta o nome como forma de homenagear as origens do calçado. Os modelos dessa fabricante são produzidos artesanalmente com a técnica original. O solado é feito de juta com borracha vulcanizada, que garante leveza e resistência, enquanto seu forro e palmilha são produzidos com lona 100% algodão, para durar muito tempo e garantir conforto aos pés.

Os modelos estampados são muito a cara do verão, né? Eu amei forte esses dois aí de cima! Vende aqui

COMPANHEIRA PARA TODOS OS LOOKS

Por serem leves e versáteis, elas combinam com diferentes composições, estilos e tecidos. Para momentos mais informais ou para aqueles dias de calor bem tropical, você pode investir em mini saias ou shorts, que dialogam muito bem com o calçado. E se você é do tipo “baixinha”, escolha as alpargatas nudes ou em tons próximos à sua pele para evitar a divisão das pernas em cores e criar um efeito de pernas maiores.

DICAS NA HORA DE USAR:

É UM MODELO INFORMAL: por mais que o modelo possa ter brilhos, cores e estampas, a peça não tem um design para um look festivo, sabe? Ela é própria para looks informais. Mas pode até compor um visual mais arrumadinho, dependendo da ocasião que será usado e da composição das peças.

MINI SAIAS OU SHORTS: aposte nos comprimentos que deixem as pernocas de fora e isso vai criar um visual alongado, afinal quanto mais perna aparecer, menor a chance do look achatar.

EFEITO MONOCROMÁTICO: usar todo o look de uma só cor, além de elegante, é ideal para dar impressão de mesma altura. Então escolha um tom e vista-se da cor dos pés a cabeça e aí o sapato funcionará muito bem para alongar a silhueta.

ESTAMPADAS: as estampas podem ser o ponto auge do look e uma estratégia para adotar o estilo é no calçado. A única ressalva, é que o restante do visual esteja harmonioso - ou seja, com menos cores e estampas misturadas. Assim, o ponto focal fica nos teus pés! A escolha pelo item estampado pode resultar em um look despojado, mas também agrega estilo ao visual.

LOOKS COM ALPARGATAS:

Com shorts:

Aposte nos comprimentos que deixem as pernocas de fora e isso vai criar um visual alongado, afinal quanto mais perna aparecer menor a chance do look achatar. Além disso, é Impossível uma mulher que não tenha uma peça dessas no armário, e o estilo pode variar desde o modelo jeans até as versões com estilo social. A ideia é deixar o visual fresquinho e lindo.

Com saias curtas:

O comprimento menor é ideal para valorizar o calçado e alongar as pernas, e deixa o look com cara de verão.

Com saias longas:

O look com saia longa é uma aposta ousada, afinal a ideia é usar o comprimento com sapato rasteiro e fechado. E apesar de uma combinação diferente é possível criar visuais cheio de estilo. Para manter o visual descontraído e despojado que a alpargata pede, combine a saia longa com camisetas, t-shirts, ou blusas ciganinhas jeans, por exemplo. Também vale usar uma saia longa mais "divertida", em malha ou com estampa alegre.

Com calça:

Apesar de a alpargata ser um calçado fechado, mas indicado para visuais mais fresquinhos, vale apostar no modelo com calças também, que podem produzir desde um look de verão até uma versão de outono/ inverno. Para não errar, escolha calças mais justinhas e sempre no estilo cigarrete ou com a barra dobrada.

Com macaquinho:

Se tem uma peça que veio com total força no mundo da moda, foi o macacão, que pode ser desde os modelos longos ou que deixam as pernas de fora. E a composição com o sapato rasteiro é ótima para manter um look confortável.

Se a intenção for produzir um visual mais arrumadinho, a ideia é usar o macaquinho com peças com características sociais, como com sobreposição de blazer. E para dar um toque descontraído, o look pode ser composto ainda por alpargatas coloridas e bolsa de mesma cor.

Com vestido:


Para quem pretende um visual feminino e confortável, não há composição melhor que vestido e espadrilha sem salto. O modelo e comprimento da roupa podem variar e isso implica no resultado e estilo do look.

DICA PLUS: ALPARGATAS TAMBÉM PARA OS BOYS? SIM!

Para os homens, as alpargatas masculinas podem substituir o chinelo, sandália e até mesmo tênis e sapatênis. Aposte em versões monocromáticas, de couro ou com cadarço para as mais diferentes ocasiões. Ela vai muito bem com bermuda e camiseta, mas também é excelente escolha para looks mais clássicos, como calça e camisa. Para adicionar um charme extra, aposte em calças de barra curta (as famosas "pula-brejo") ou de barra dobrada.

Agora que você já sabe o que é alpargata, conta para mim se você tem por aí algum modelo. Ah, e como você mais gosta de usar a tua?

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.makecoisaetal.com.br/noticia/686/visualizar/