Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MODA
Sexta - 29 de Novembro de 2019 às 15:21
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Os diferentes modelos de joias fazem com que qualquer visual ganhe mais brilho e beleza, por isso, cada acessório é sempre muito bem pensado para compor os mais diversos tipos de produção. Alguns itens são atemporais, renovando somente o design, como é o caso de anéis e brincos. Já outros são vistos como novidade, ou caem em desuso por algum tempo e depois ganham força novamente.

Esse último exemplo foi o que aconteceu com a gargantilha choker, que é um modelo de colar mais agarrado ao pescoço, e que era febre na década de 1990. Mas o que significa choker? Essa palavra vem do inglês “sufocador”, mas fique tranquila, porque essa joia não causa o desconforto que parece ao pé da letra! Na verdade, ela é tão confortável que, após um hiato sem ouvirmos falar dela, essa peça voltou com tudo. Eu AMO e já apareci no meu Instagram várias vezes usando choker. Saca só:

No meu caso,curto usar o choker misturadinho com um ou mais cordões maiores, criando um mix de colares, sabe? Mas você também pode usar um único choker em destaque no pescoço.

Acontece que, após a virada do século, o choker ainda era um artigo característico da moda, principalmente aqueles com estilo tribal, mas logo foi deixado de lado para dar lugar a outras formas de se manifestar por meio de roupas e acessórios. Mas, como muitas coisas na moda, o colar choker ressurgiu nos últimos anos e deixou de ser sinônimo de um acessório usado por adolescentes rebeldes. Com muito mais modelos, dos delicados e elegantes aos mais espalhafatosos, essa joia retornou ao pescoço das mulherada mais antenada e fashionista.

Mas, em meio à tanta variedade, pode ser uma tarefa difícil escolher qual colar do tipo choker mais combina com o seu estilo, com a ocasião e até mesmo com o tipo do seu pescoço. Para não errar na hora de valorizar essa parte do corpo, vou deixar aqui algumas dicas que vão te ajudar a escolher uma gargantilha para chamar de sua!

Como escolher o choker ideal?

Uma bela joia tem o poder de transformar qualquer visual, mas isso passa não só pela escolha de belos acessórios, mas também daqueles que mais combinam com o seu estilo e com seu tipo físico. Pequenas dicas ajudam você a definir o que vai dar o efeito desejado, e o que pode não ficar tão bom assim. Por isso, começando pelo tipo de pescoço, algumas dicas essenciais são as seguintes:

  • Pescoço fino: Se você é daquelas mulheres que têm o pescoço mais fininho e magro, certamente já deve ter passado por sua cabeça que o choker não era para você. Mas essa joia é muito mais democrática e versátil que se pensa, e para que seu pescoço longilíneo seja valorizado de forma harmônica, um acessório pesado poderia destoar. Por isso, opte pelos modelos de choker mais finos e delicados, tanto de materiais mais tradicionais como os folheados a ouro, quanto aqueles mais arrojados como os de couro.

  • Pescoço grosso: Assim como as mulheres de pescoço mais fino, aquelas que possuem essa área do corpo mais volumosa podem achar que um colar choker irá desvalorizar o pescoço. Na verdade, basta escolher joias que tenham o efeito de alongamento dessa região, que é o caso do colar choker de espessura média. Você ainda pode combiná-lo com outros acessórios femininos como os colares mais longos e delicados, fazendo um contraponto incrível com a sua gargantilha. Se você gostar muito do choker fininho, combre um bem grande, que permita pontas longas penduradas no colo (o que dá um efeito de alongamento).

Se você quer usar choker e é gordinha ou tem o pescoço grosso, outra boa dica é apostar nas versões com elástico ou que são mais folgadinhas. Elas cabem em qualquer pescoço.

Além desses detalhes, é preciso se certificar de que o choker está de acordo com o seu estilo e o momento no qual essa peça será usada. Por exemplo, dentro do nicho de joias e semijoias, os chokers metálicos podem ter diferentes tipos de design. Se você é uma mulher mais elegante e clássica, essa peça será uma das protagonistas das suas produções para jantares, festas e até mesmo, em modelos mais delicados, para o trabalho.

Para as mulheres que amam pingentes que carregam um pedacinho do que elas mais gostam, basta ficar atenta para a ocasião na qual o choker com pingente será usado, já que a maioria dessas peças traz um toque informal e despojado. Para o trabalho, prefira peças de pingente mais discreto e com uma ou no máximo duas cores. Já para eventos informais, vale a pena colocar aquele penduricalho com sua inicial, com formato de cachorrinhos ou crucifixo e muitos outros que fazem grande sucesso.

Mulheres de personalidade mais ousada amam o choker de tecidos como por exemplo o jeans, o couro, a renda, o cetim, o veludo e muitos outros. Se é o seu caso e você deseja saber quando e como usar um choker desse tipo, basta ter em mente que, por ser mais chamativo e espesso que as peças - quando feitas em metal e tiverem pedras e brilho -, devem ser prioridade em produções mais pesadas como os looks para a noite.

Já os chokers em tecido, podem ser usados durante o dia porque costumam ter uma "pegada" mais descontraída e moderninha.

Como você viu, durante a noite você pode investir sem medo em peças mais chamativas, brilhosas e coloridas, fazendo com que elas sejam o ponto focal do seu look. Enquanto isso, para usar choker durante o dia, os modelos mais discretos trarão a harmonia e leveza que esse período do dia pede. Com essas pequenas dicas, fica fácil saber como comprar choker respeitando seu estilo e individualidade.

Agora que você já sabe o que é choker e leu essas dicas veja também:

CHOKER - 5 FORMAS DE USAR O ACESSÓRIO - PARA MAGRINHAS E GORDINHAS

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.makecoisaetal.com.br/noticia/684/visualizar/