Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MODA
Sexta - 22 de Novembro de 2019 às 14:22
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Há apenas uma década atrás, havia necessidade em explicar o escopo da moda sustentável. E tenho certeza que, se você entende um pouquinho do assunto, deve estar aí pensando: "Tá, mas até hoje ainda é necessário falar sobre as mesmas coisas e explicar que a Moda Sustentável vai além de "roupas de brechó". E você tá certa! E a coisa também vai além do “não, não basta apenas consertar roupas velhas” ou “sim, eu sei de onde o cânhamo ou o algodão nessa peça vem”. Mas é impossível negar que o assunto tá cada vez mais forte, né? Da cultura de rua à cultura pop, o tema da sustentabilidade chegou aos holofotes sociais da atualidade. A Moda Sustentável tá na moda! E quanto maior for o esclarecimento sobre o assunto, bem como a sua difusão, maior a adesão das pessoas - bem como o seu entendimento sobre as origens da moda sustentável –, e mais importante ainda, as pessoas vão entender como integrar a moda sustentável em seu futuro, de fato!

O fator mais surpreendente sobre o fenômeno "Moda Sustentável" é a forma como ela ganhou importância e se tornou um "guarda-chuva" de beneficência para o nosso planeta. Falando em cultura popular, talvez uma das maiores contribuições internacionais para o movimento da moda sustentável terá sido do rapper norte-americano Macklemore, com o seu Thrift Shop, de 2012. Com o lançamento do single, uma onda em massa de compras vintage foi observada. E isso é incontestável. Mas lembra do que falei no início do post? A Moda Sustentável vai além disso! É mais do que reutilizar peças antigas...

Se por um lado nós ostracizamos gerações passadas, por querer mudar o mundo para um "mais verde", por outro lado essas intenções - agora -, são comemoradas. A questão da sustentabilidade - de uma forma geral, até além da Moda - já não é apenas para aqueles que vivem em uma casa na árvore, em uma tenda ou para hippies, é um assunto que virou popular. Já não é ridículo sair fazendo a sua própria granola caseira, seu próprio desodorante ou seu creme dental e parecer um nerd. Agora você é aplaudido - e ainda lhe pedem a receita! E sim,isso é ótimo!

E enquanto a questão da sustentabilidade se vai entranhando na malha da sociedade, mudando a sua opinião e influenciando as pessoas, as principais marcas do mundo da moda têm observado essas mudanças e tomam nota.Sim: ELAS TOMAM NOTA! Para o bem ou para o mal! Para o que é realmente sustentável, ecológico e socialmente responsável e para o que é só "confete" de marketing...

Cabe à cada um de nós observar, com atenção a questão e fazer escolhas de forma sábia para contribuir para um mundo melhor. Aliás, essa ideia da consciencialização para ajudarmos o nosso planeta não é, e nem deve ser,a única motivação para a adoção da moda sustentável. Nem o simples fato de um músico, ou astro de cinema ou marca a adotarem. Há uma outra dimensão que deve ser valorizada: a dimensão humana.

Como descobrir quais marcas são sustentáveis

Salários mais justos para quem trabalha na indústria da moda tem sido uma problemática de longa data que o mundo da moda enfrenta. E é algo que afeta, cada vez mais, a sua imagem. As marcas que se dizem sustentáveis têm procurado pagar salários justos e proporcionar as melhores condições de fábrica aos seus empregados. E para ter um futuro sustentável a transparência é essencial. E as marcas tem de ser responsabilizadas por suas ações.

A Everlane (uma startup de moda norte-americana, famosa por sua postura ética e com precificação transparente - ela informa todos os custos de seus produtos aos consumidores) é um bom exemplo. Eles conduzem campanhas para o melhoramento da vida de seus trabalhadores nas usinas. E passam por atos bem simples, como o fornecimento de capacetes de proteção para todos os seus empregados. É um exemplo, entre muitos outros, de marcas que estão mostrando como podemos olhar para um futuro melhor.

Fundada no Vale do Silício, a Everlane tem proposta de ser uma marca ética, sustentável e transparente. Acima, print de matéria na Época Negócios sobre a startup e a última novidade: a linha de calçados "mais sustentável do mundo", feitos de couro, borracha reciclada e garrafas plásticas.

A indústria da moda sustentável é um mundo em firme movimentação. E é um mundo com futuro pois, a cada dia que passa, mais e mais pessoas são encorajadas a participar e a comprar bens dessa indústria.

E todos podem fazer parte desta mudança, desde pequenas marcas até às marcas massivas da indústria da moda, todas colocam em prática novas filosofias que trazem suporte à moda sustentável e ao nosso planeta. O futuro da moda sustentável promete ser radiante e cheio de boas surpresas e todos nós devemos ter entusiasmo em poder fazer parte dele.

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.makecoisaetal.com.br/noticia/682/visualizar/