Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Quarta - 19 de Abril de 2017 às 08:00
Por: Carol Galvão

    Imprimir


Na semana passada, mostrei aqui uma resenha enoooooooooorme e super completa dos pincéis Double da Dailus. Hoje, vou mostrar para vocês, como faço para lavá-los (e também todos os meus outros pincéis e esponjas) :) Sim! É necessário lavar os pincéis, mesmo com aquela preguicinha básica atacando a gente de vez em quando, viu?

Se você nunca dá bola para a limpeza dos seus pincéis e esponjas de make, tá na hora de mudar isso, menina! É que esses acessórios de maquiagem estão sempre em contato direto com a pele da gente - às vezes, até mais de uma vez por dia, né verdade? Ou seja, se você não higieniza seus pincéis e esponjas, corre um grande risco de contrair bactérias, que podem causar acne, gripe, furúnculo, micoses, herpes labial e até candidíase!





Exagero? Nada disso! Essas bactérias podem sobreviver por dias no pincel de maquiagem e até se multiplicarem. Eca! Que medo!!! Então bora lavar esses pincéis que estão na gaveta ou no potinho há semanas, hein!

"TÁ, MAS O PINCEL NÃO ESTRAGA?"

Não, se você fizer a lavagem de forma certinha - como vou ensinar nesse post. Aliás, certinha e prática.

Todos os pincéis Double da Dailus - aqueles que mostrei na super resenha, são sintéticos. Quando lavamos os pincéis de cerdas sintéticas, eles costumam voltar ao normal mais facilmente porque são bem mais durinhos, mais firmes. Enquanto os de cerdas naturais, costumam ficar mais “descabelados” após a lavagem porque eles são mais parecidos com o nosso cabelo.

Eu costumo lavar meus pincéis sintéticos com essa luvinha linda de coração - que eu comprei no Aliexpress, por um preço muito amigo (hahahaha!!!).

Para lavar os pincéis grandões, esfrego eles em todo o coração.

Quando são menorezinhos, eu passo-os nessas bolinhas em relevo na minha luva de coração - que são mais delicados. Faço como na foto abaixo:

Independentes de serem sintéticos ou naturais, eu sempre lavo meus pincéis deitados ou com o cabo para cima. Isso ajuda a evitar que o sabão, ou a água, molhe o cabo e ajude a estragar nosso pincel com o tempo - #FicaaDica

Outra escolha que adotei, é lavar meus pincéis sintéticos sempre com um sabão que seja antibacteriano - tipo o Protex (que é baratinho). Quando estão muito sujos (com excesso de base, corretivo ou sombras muito escuras), lavo com um shampoo neutro, mas sempre prefiro o antibacteriano! Lavo e deixo secar.

Aliás, uso o sabão antibacteriano inclusive nos meus pincéis de cerdas naturais! A única diferença é que, após lavar com o sabão antibacteriano, passo um pouquinho de condicionador - porque como comentei antes, eles são parecidos com nosso cabelo, né? E imagina nosso cabelo sem condicionador? (O meu, sem, você não vai querer nem ver!!! Eu sei que algumas meninas não usam condicionador, mas a maioria... Meu Deus, me segura!).

Se você não tiver um desses acessórios para limpeza dos pincéis, como essa minha luvinha de coração (e outros modelos disponíveis), você também pode lavá-los direto na palma da mão.


Imagens: Pinterest


PINCÉIS DIFÍCEIS - COM SUJEIRA PESADA

Você também pode usar pode usar demaquilante bifásico (aquele que tem uma parte de óleo, sabe? Óleo sempre ajuda a remover maquiagem mais facilmente) para lavar os pincéis de make mais carregados com maquiagem, como os de olhos, boca e os mistos. Esse tipo de demaquilante costuma agir mais rápido para eliminar os vestígios de maquiagem mais difíceis. Caso esteja muito ruim de remover a maquiagem do pincel, a dica é deixar de molho no demaquilante por até uma hora. Ainda assim, depois do demaquilante, não esqueça de fazer a lavagem com o sabonete antibacteriano, ok? ;-)

As gringas, principalmente as americanas, gostam de usar uma "maquina de lavar" para pincéis". Essa da imagem abaixo. Mas acho que um copo (ou outro potinho próprio para seus pincéis) com demaquilante faz o mesmo efeito (hahahahaha). Depois é só esfregar nas mãos e colocar para secar.

ESPONJAS. COMO FAZER?

Elas também devem ser imersas em água com sabonete líquido bactericida. Você pode lavá-las quantas vezes precisar, até não sair mais maquiagem. Certinho?

OUTROS PRODUTOS ALIADOS PRA LIMPAR

Além dos sabonetes bactericidas, do shampoo neutro e do condicionador, você também pode usar produtos específicos. Muitas marcas possuem limpa pincéis, higienizador, brush cleanser e por aí vai... O nome varia. Mas olha só: eles são indicados apenas para os pincéis sintéticos - que aguentam produtos mais agressivos de limpeza. Nunca use esses produtos em pincéis de cerdas naturais. Para esses, continue com o sabonete e o condicionador.

Eu também uso o higienizador de pincéis como uma garantia. Sempre que vou usar meus lindinhos, antes uso o higienizador. Dou uma borrifadinha e, como seca rapidinho, logo já tá bacana para usar. Não é o mesmo que uma lavagem, longe disso, mas da uma ajudada boa.

No momento estou usando esse aqui, da Dailus ;-)

Ah, sabe aquele hábito de passar o pincel no lenço demaquilante para retirar o excesso de maquiagem e não manchar a make que estamos fazendo? Apesar de ajudar, essa "limpadinha" não é o mesmo que lavar o pincel! Retirar o acúmulo de produto para usar outra cor durante a maquiagem não substitui a higienização correta e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias. Compreendido?

A SECAGEM

Seja sintético ou natural, na hora de secar, nada de tentar antecipar o processo colocando os pincéis na frente do secador! Eles precisam de "brisa" fresca e natural para durar mais (kkkkkk). Coloque para escorrer inclinado (para a água escorrer para os pelos e nunca para o cabo) e secar sobre uma toalha. Ah, e também não vale colocá-los debaixo do sol porque isso resseca as cerdas e até a madeira ou plástico do cabo.

PERIODICIDADE

Uma limpeza semanal. Esse é o ideal para quem usa muito os pincéis (mais ou menos no nível de um maquiador profissional, sabe?). Mas, quem utiliza uma vez por dia, pode fazer a manutenção de 15 a 20 dias.

E vocês, costumam lavar seus pincéis com que frequência? O que acharam desse post?

Um beijo :-*





Autor

Carol Galvão
carool_garciaag@hotmail.com www.carolinagalvao.com/

Ana Carolina, mas prefere - mil vezes - ser chamada de Carol. Paulista do interior, farmacêutica e, quem sabe, um dia nutricionista. Romântica ao extremo e que vive com um sorriso no rosto. Apaixonada por animais e enlouquecida por tudo que envolva beleza, principalmente a maquiagem.

Comentários (1) Faça um comentário


Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.makecoisaetal.com.br/noticia/554/visualizar/