Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
CUIDADOS E BEM ESTAR
Segunda - 31 de Março de 2014 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Você sabia que todas as pessoas precisam passar pelo médico especializado em dermatologia? Achou exagero? Não, nada disso! Essa especialidade da medicina é responsável por estudar a pele e seus anexos: pelos, cabelo e unhas. Ou seja, se há alguém capacitado para avaliar as reais condições de sua pele, te dar dicas e conselhos sobre manchas, acne, linhas de expressão, queda de cabelo ou unhas fracas e quebradiças - entre outras coisas, esse alguém é o dermatologista. Além disso, ele também é capaz de diagnosticar precocemente as doenças da pele e isso, pode trazer benefícios para toda a sua vida!

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar que a pele é o maior órgão do nosso corpo. Mas, além disso, ela também é um dos nossos órgãos mais importantes e precisa de cuidados. É ela que faz a interface entre o ser humano e o ambiente, por isso desempenha várias funções, como proteção, regularização da temperatura corporal, percepção de frio ou calor e possui receptores para o tato, pressão, temperatura e sensibilidade, incluindo a dorOu seja, a pele é o órgão mais exposto e o que está mais sujeito à agressões externas. Sendo assim, não dá pra largar de mão, não é?


VEJA TAMBÉM:

O evento da ADCOS para o lançamento do livro
Doutor, eu tenho Câncer de Pele e degustação de produtos

Proteção solar para peles morenas e negras


Sempre que tenho algo na minha pele me incomodando, pego o telefone e marco logo uma consulta com minha dermatologista. Isso também vale para quando não gosto de algo em minhas unhas ou cabelos. E isso, acredite, não é exagero nenhum! Para te ajudar a compreender a importância de se consultar com um dermatologista, separei os dez principais motivos para você também marcar a sua consulta. Dá só uma olhada:

NORMAL, SECA OU OLEOSA: QUAL O MEU TIPO DE PELE?

A moça da loja de cosméticos olhou sua pele e disse que é oleosa? Por mais prestativa e simpática que a vendedora possa ser, ela não é a pessoa mais indicada a lhe passar essa informação. Além de fazer o diagnóstico de seu tipo de pele, o médico dermatologista também irá lhe orientar sobre o tratamento de manchas e explicar como fazer a prevenção anti-envelhecimento. 

SUOR EXCESSIVO

Se você sofre com suor excessivo e odores durante o dia todo, o dermatologista pode ajudar. Esses são indícios de problemas que têm solução. Mas para tratar, é necessário o correto diagnóstico e os medicamentos corretos.

UNHA QUE QUEBRA ATÉ COM VENTO

Unhas fracas e quebradiças também são motivos para visitar o médico. Elas podem indicar uma série de doenças, como anemia e problemas hormonais em decorrência de mau funcionamento da tireoide ou das glândulas supra renais, por exemplo.


SOCORRO, TÔ FICANDO CARECA!

Não se iluda! Aquele shampoo maravilhoso de pimenta ou de jaborandi que a sua melhor amiga indicou não vai resolver o problema... A queda excessiva de cabelos pode também pode ter causas hormonais. Para solucionar o problema, só por meio de tratamentos especializados. 

XÔ CELULITE, ESTRIAS E FLACIDEZ

Quer desfilar um corpo com pele lisinha sem o famoso efeito "casca de laranja"? Sumir com as estriar pós-gestação ou acabar com a "bandeira" debaixo do braço na hora do "tchauzinho"? É o dermatologista quem orienta sobre as melhores dicas para reduzir as celulites, estrias e flacidez.

ROSTINHO LISO, COMO BUMBUM DE NENÉM

Espinhas e cravos em grande quantidade são indesejados para qualquer idade e, SIM, isso tem solução! O médico dermatologista irá medir o grau de sua acne e prescrever o tratamento específico para combater esse mal. Além disso, ele vai lhe indicar os produtos corretos para aplicar na pele - o que inclui também, um hidratante próprio para quem sobre com acne. Afinal, quem disse que pele oleosa e acneica não precisa de hidratação? Sem falar que você sairá do consultório sacando tudo sobre a diferença entre produtos não comedogênicos e não acneicos - sim, há diferença!

PINTAS OU SINAIS?

Pintas que mudam de cor ou de tamanho, indicam o maior dos perigos: podem ser um sinal de câncer de pele... Todo o cuidado é pouco e quanto mais informação, melhor!

PELE DE COBRA

Pele dos pés descascando ou manchas brancas que não somem com o crescimento das unhas indicam problemas como micose e precisam de um diagnóstico especializado.

SAPINHO?

Feridas nos lábios podem indicar vários problemas, e a maioria tem tratamento.

QUESTÕES NUTRICIONAIS

Quando se fala em "questões nutricionais" a gente tende logo a lembrar do nutricionista, não é? Mas você sabia que problemas de fígado, má alimentação, falta de vitaminas e proteínas são os maiores culpados pelas doenças de pele?

Viu só quantos motivos? Cuidar de sua saúde e evitar doenças relacionadas aos problemas de pele e seus anexos depende de uma atitude sua: ir ao consultório de um dermatologista e cumprir com as orientações e tratamentos médicos. Não dê bobeira, cuide-se!

Beijos






Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (30) Faça um comentário

  • Elson Marques Viana Junior
    Boa matéria. Elson Marques Viana Junior.

    Quarta - 01 de Abril de 2015 às 10:31h Responder
  • Shairane Mello
    Eu acho que existem muito mais motivos para irmos ao dermatologista é necessário ir sim! Adorei o post, pena que na cidade onde moro spo tem 2 dermatologista e não são bons, tenho que ir em outra cidade. bjcas http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 23:25h Responder
  • Mariana
    Infelizmente muita gente acha desnecessário e acaba usando aquilo que a colega ou o pessoal da farmácia indicou. Eu vou na dermatologista desde novinha por conta das minhas espinhas, identifiquei o meu tipo de pele e demais dúvidas sempre tiro com ela :)) www.maribelezapura.com

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:45h Responder
  • Tina
    Obrigada Tissy! Pois é. Olha só o perigo! Geralmente, os sintomas mais conhecidos da anemia são o cansaço, fraqueza e a palidez. No teu caso, o desiquilíbrio nutricional gerou outros sintomas. Beijos e continue se cuidando! =)

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:10h Responder
  • Tina
    Procura sim Erika. O problema pode estar associado à progressiva sim, mas também pode ser outra coisa. Beijos!

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:07h Responder
  • Tina
    Obrigada Thaís! Beijão!!! =)

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:05h Responder
  • Tina
    Nossa, complicado hein Renata? Uma tia minha, teve o mesmo problema. Depois de uma ida ao dermato, descobriu que tinha a pele hiper sensível e iniciou um tratamento específico. Foi a única coisa que ajudou. Beijão!!

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:04h Responder
  • Tina
    Obrigada Luana! Que bom que gostou. Beijos!

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 09:02h Responder
  • Tissy
    Toda mulher tem que ler esse post!! As minhas unhas estavam quebrando demais e o meu cabelo caindo e descobri que era porque estava com anemia.. Bjs Tissy

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 07:34h Responder
  • Cristiany
    Esses problemas são super decorrentes né!? As vezes a gente tem e nem persebe Achei legal esse alerta aqui no blog, ótima dica!! www.acansativa.com

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 02:17h Responder
  • Lana Moreira
    Sempre bom procurar um especialista adorei as dicas. E você me lembrou que preciso marcar urgente uma visita a dermatologista. Beijos Lana

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 02:06h Responder
  • Erika
    Nossa, como sofro com a queda de cabelos, e antes eu achava super normal pois caia pouquinho, mas depois que fiz progressiva, além de fino, ele tem caído bem mais. Com certeza vou procurar um especialista e ver o que aconteceu comigo rs Ótimas dicas e muito importantes! Beijos, Érika ^.^ Quero ser Alice www.queroseralice.com.br

    Terça - 01 de Abril de 2014 às 01:43h Responder
  • Thais
    Nossa nem me lembro a ultima vez que fui ao dermo! preciso voltar! ótimo post como sempre! beijos! http://www.blogcaprichoebeleza.com/

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 20:27h Responder
  • Juliana Rossato
    Ótima dica, sempre vou ao dermatologista e os cuidados nunca são exageros. Beijos, Blog Terapia Feminina Fã page do Terapia Feminina

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 20:20h Responder
  • Dany Bello
    Ótimo post, pois nem todo mundo sabe da importância de visitar periodicamente um dermatologista. Eu tenho a pele muito ressecada e muitas pintas que preciso retirar com frequência, então, nem preciso dizer que vivo na dermatologista, né? rsrsrs!!! Beijos! www.espacogattena.blogspot.com

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 20:06h Responder
  • Renata Costa
    Com certeza!!! Esse profissional é fundamental na vida de qualquer pessoa...já fui algumas vezes por conta de uma alergia...toda vez que tomava banho ficava com uma coceira danada...kkkkkkkkkk imagina ai? ai tive que começar a tomar banho que sabonete de bebê.... http://glamourosafashionmakeup.blogspot.com.br/

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 19:42h Responder
  • Bruna de Paula
    Mas, ? o correto mesmo ir ao dermatologista, pois o mercado dermocosm?tico que est? cada dia com novidades, ? fundamental a consultada com um profissional.

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 19:36h Responder
  • Luana Freitas
    Acho muito importante ir ao dermatologista. Eu por exemplo, tenho muita acne e o dermatologista me ajuda muito Amei seu blog. Beijos www.avitimadavaidade.blogspot.com.br

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 19:17h Responder
  • Tina
    Sério, Rô? Nossa, ainda bem que nunca passei por isso! Bom, como em qualquer área, há os bons e os maus profissionais... Beijos!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 17:56h Responder
  • Tina
    Tá mais do que na hora de ir, hein Zilandra? =) Beijos!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 17:54h Responder
  • Rosiane Barros
    É verdade eles são fundamentais mesmo na hora de cuidar de algo que te traz desconforto, o chato é que nem todos os dermatologistas falam a mesma língua....um fala uma coisa, o outro diz outra, é que nem cabeleireiro sempre diz que o trabalho do outro não foi bom o suficiente...bjs

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 17:18h Responder
  • Zilandra Batista Rodrigues
    ZILANDRAMAKESB.BLOGSPOT.COM.BR
    AMIGA,EU NUNCA FUI A UMA DERMATOLOGISTA (VERGONHA) RSRS MEU CABELO TA CAINDO ACHO Q UM POUCO POR CAUSA DO STRESS E MINHAS UNHAS SE NAO PINTAR ESCAMAM TUDO,OU SEJA PASSEI DA HORA DE IR,SEM CONTAR A SAUDE DE NOSSA PELE NE? ARRASOU QUERIDA COM SUAS DICAS,TODOS MOTIVOS SUPER VALIDOS BJSSS Gente La no Blog..Post novo....testei e recomendo...Hidratante Facial Loreal Revitalift Total Repair...http://zilandramakesb.blogspot.com.br/2014/03/testeihidratante-facial-loreal.html

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:58h Responder
  • Tina
    Não pode dar bobeira mesmo não, Nathália! Cabelo caindo pode ser problema hormonal. Beijão!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:10h Responder
  • Nathalia Ferraz
    osdeliriosdanathalia.blogspot.com.br
    Faço questão de ir pelo menos uma vez por ano no dermatologista! Estou precisando ir,porque meu cabelo está caindo muito! Ótimas dicas! Beijos, Na

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:08h Responder
  • Tina
    Que bom, Millena! Cuide-se também! Beijinhos!!!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:07h Responder
  • Tina
    E você tá mais do certa, Marília! Beijão!!!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:06h Responder
  • Tina
    Aline, acho que tem muita gente que ainda acha consulta com dermatologista algo desnecessários. Infelizmente. Beijos!

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:05h Responder
  • Millena Verônica
    Achei super engraçado quando vc falou pele de cobra Na verdade nunca fui a uma dermatologista Mais depois deste post vc me incentivou E achou que vou atras de uma Se cuida flor http://blogdamiihs.blogspot.com.br

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 16:00h Responder
  • Marilia Alves
    Eu acho super importante consultar um profissional, sempre dou uma fugidinha na minha dermato para perguntar se posso ou não utilizar tal produto, pois como minha pele é muito oleosa não é qualquer um que posso usar. Blog Coisas da Gigi FanPage do Coisas da Gigi

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 15:10h Responder
  • Aline Magalhães
    Muita mulher corre de dermatologista, nunca entendi o motivo. A ida pode levar ao diagnóstico de doenças que podem ser tratadas com maior eficácia. Muito bom o post! Beijinhos, Aline Magalhães www.sacoladecores.com.br

    Segunda - 31 de Março de 2014 às 13:53h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.makecoisaetal.com.br/noticia/113/visualizar/