Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Segunda - 13 de Junho de 2016 às 15:37
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Sou da linha de que a maquiagem deve servir para ressaltar aquilo que mais gostamos em nosso rosto e dar uma disfarçada no que incomoda. Mas isso costuma ser mal interpretado por muita gente... Ao dizer "disfarçar o que incomoda" muita gente entende "fazer desaparecer completamente" ou "usar dois quilos de produtos no rosto, como reboco de parede". A coisa não é bem por aí...

Disfarçar o que incomoda, significa - exatamente - o que a palavra diz: DISFARCE! Ou seja, deixar menos nítido. E não é necessário exagerar na base, corretivo e pó para obter esse efeito. Muitas vezes o tal "disfarce" é possível através do destaque das áreas que queremos exibir - ou seja, dos pontos favoráveis no rosto.

Sabem aquele ditado que diz que "menos é mais"? Pois é! Ele também se aplica à maquiagem - principalmente quando falamos em maquiagem para mulheres de 38, 40, 45, 50, 55 anos ou mais.



Um dos erros mais comuns de quem busca atenuar os sinais de expressão na hora de se maquiar é justamente acreditar que a base, o corretivo e o pó vão fazer uma "plástica mágica" e deixar a pele com menos 10, menos 20 anos. Gente, não dá! O aparecimento das rugas é consequência do processo natural de envelhecimento da pele. E deve ser encarado de forma natural. Afinal de contas, "envelhecer" significa "estar viva". Então celebre esse fato! Seja feliz com a sua idade e com todas as experiências que ela já te proporcionou. Ok? Não há nada de errado em ser do grupo dos "enta" - (40), "quênta" - (50), "senta" - (60) ou "tenta" - (70, 80 anos) e ter ruguinhas. Estranho pra mim é quando vejo mulheres de 66 anos tentando aparentar 20!

Bom, dito isso (não dava para escrever sobre disfarce de rugas sem entrar nesse mérito. Ia ficar engasgado. Sorry!) vale dizer que - apesar de ser inevitável e natural - é possível recorrer a diversas técnicas e truques de maquiagem para DISFARÇAR as ruguinhas, SEM EXAGERAR no uso dos produtos (até porque, se você pesar na mão, o efeito vai ser completamente inverso. Moderação é a palavra chave. Combinado?).

Confira os seis erros mais comuns e saiba como evitá-los usando maquiagem na medida certa:

1 - PREPARAÇÃO DE PELE

Após os 35 anos a pele começa a ficar mais "chatinha" para o acabamento da base... O produto começa a acumular em poros mais dilatados e marquinhas de expressão. Por isso, o primeiro erro é não preparar a pele antes de aplicar a base. Tome esse como o momento mais importante da sua maquiagem!

Limpe o rosto com seus produtos de costume e hidrate a pele. Se você já fizer uso de cosméticos anti sinais, eles podem (e devem) ser usados na preparação da pele.

Outro produto bacana que você deve investir é o Blur. Esse nome deve-se a uma ferramenta do Photoshop que é capaz de apagar marcas, manchas e coisinhas indesejadas nas imagens. A proposta do produto é a mesma - só que na pele. Entendeu? É claro que ele não vai APAGAR de fato! Mas vai ajudar a dar uma boa amenizada, suavizando poros, marquinhas e ruguinhas.

É um produto curinga e pode ser usado após a limpeza e hidratação da sua pele. Há pouco tempo resenhei o Blur da Dailus. Apliquei o produto puro na pele (limpa e hidratada. Sem maquiagem alguma) enquanto filmava todo o processo. Deu um bom resultado! Quem ainda não conhece o produto ou ainda não viu o vídeo, pode conferir dando o play no vídeo abaixo:


No mercado há diversas marcas de Blur (nacionais e importadas). Meu Blur favorito é o EFFACLAR BB BLUR, La Roche-Posay. Ele uniformiza o tom da pele (porque é colorido), tem ação antioleosidade (e anti brilho) ao longo do dia, FPS 24 e alisa demais poros e marcas. AMO de montão! Mas é meio carinho (custa em média R$ 120). O da Dailus, apesar de não ser tão potente quanto o da La Roche, acaba sendo uma boa opção nacional, mais em conta ;-)

2. BASE E PÓ. MUITA CALMA NESSA HORA!

O erro mais comum é exagerar no uso de base e pó facial. Muitas mulheres acham que pesar a mão na aplicação desses produtos irá disfarçar rugas e manchinhas... Mas o efeito é rebote: quanto mais produto usado, mais as rugas e imperfeições estarão em evidência. O ideal é entender qual a intensidade da cobertura que cada pele precisa - seja ela leve, média ou intensa.

Em outras palavres, amores, isso significa que não adianta pegar uma base de baixa cobertura e bisuntar o rosto como se tivesse aplicando massa de parede! Vai ficar pesado e você ainda VAI GANHAR ALGUNS ANOS no final do processo! Se a pele tem manchas, marcas e ruguinhas de leve a moderadas é bom investir em uma base de cobertura média. Se a sua pele tem muitas marcas, manchas ou ruguinhas, TAMBÉM USE A BASE DE COBERTURA MÉDIA! A de alta cobertura deixe, somente, para eventos mais elaborados e noturnos (como festas e casamentos).

Outra coisa importante: opte por bases mais fluídas, mais líquidas. Evite as em creme ou mousse! Quando a base é mais líquida, tende a acumular menos nas ruguinhas e marcas de expressão ;-)

Se a tua pele for seca, descarte o uso do pó em áreas como abaixo e canto externo dos olhos. Essas costumam ser as regiões com maior número de rugas e marcas de expressão. Se você tiver pele seca e aplicar o pó, ele vai acumular nessas ruguinhas e marcá-las. Também dê preferência ao pó solto ao invés do compacto - que é mais pesado.

3. CORRETIVO FACIAL NÃO É MASSA DE CORRER!

Não exagerar no uso do corretivo é fundamental para não marcar rugas. Opte por um produto de alta cobertura, porém de consistência fluída. Mesmo sendo mais líquido, ele deve ser aplicado com moderação.

Se você tiver olheiras azuladas, arroxeadas ou marrons, vale lembrar que será necessária a aplicação de um corretivo colorido antes do corretivo da cor de sua pele. Aqui no blog tenho um post só sobre corretivos coloridos, com as cores certas para cada "probleminha" a ser disfarçado e como utilizá-los. Se você tem dúvidas sobre esse processo, é só CLICAR AQUI PARA LER O POST SOBRE OS CORRETIVOS COLORIDOS

Na hora de aplicar o corretivo, nada de esfregar o pincel ou o dedo! Dê batidinhas para que o produto consiga camuflar melhor as manchas. Se você esfregar, vai remover o corretivo, e não vai funcionar. Ok?

4. PELE MADURA, PORÉM OLEOSA. PODE USAR BASE MATTE?

Yep! Pode sim :D Invista em uma base de acabamento matte e com cobertura média. Mas, se usar a base com acabamento opaco, dispense o pó facial. A combinação dos dois pode deixar a pele pesada e marcada. Se sua pele responde melhor ao pó facial, atente-se na aplicação, utilizando pouca quantidade e evitando a área dos olhos, como disse no tópico 2.

5. BLUSH CREMOSO OU EM PÓ? E ONDE APLICAR?

Assim como a base e o corretivo, o blush, se aplicado de forma errada pode evidenciar rugas. O correto é não aplicar abaixo das maças do rosto, área onde existe uma concentração de marcas de expressão. O truque é simples e velho conhecido das mulheres: basta sorrir e aplicar o blush apenas na parte que levanta, onde a pele é mais esticada.

Se você tiver a pele seca, opte pelo blush na versão creme. Se a sua pele for oleosa, pode usar a versão em pó ;-)

6. BOCA

Os vincos nos lábios costumam incomodar bastante, né? Se você usar batons com acabamento opaco (seco) eles vão ficar ainda mais evidentes! E não vai ter Bepantol que ajude na causa, garota! Esses vincos já são teus. Por mais que você hidrate os lábios, eles vão continuar lá. Então a dica é optar pelos batons com cobertura opaca suave ou cremosos. Aposte nas opções hidratantes!

Há também os vincos em torno da boca (aqueles que ficam na borda dos lábios). Batons escuros costumam ressaltar essas ruguinhas porque "vazam" para essas marcas dando o chamado "efeito código de barras". Mas calma! Não é preciso se privar desse clássico. Faça um contorno de lápis labial da mesma tonalidade do batom. Ele deve ser aplicado com a boca esticada, sem desgrudar a parte interna do lábio, como um sorriso de boca fechada. Nesta posição, basta contornar com o lápis labial e em seguida preencher com o batom. Por ser mais sequinho, o lápis cria uma espécie de "barreira" evitando que o batom entre nas ruguinhas. A cor fica uniforme - mesmo durante o sorriso!

7. PINCEL OU ESPONJA NA HORA DE APLICAR A BASE?

Particularmente prefiro aquelas esponjas em forma de gotinha para aplicar a base no rosto. Além da gente poder deixá-las na água para ficarem menos porosas e entregarem a base na pele de forma mais moderada, sem excessos, essas esponjas também costumam fixar melhor a base em peles maduras. Aplico a base na pele com essas esponjas, dando batidinhas. Assim a base "entra" nas ruguinhas e nos poros, deixando a pele com um aspecto mais "lisinho", mais uniforme.

Gosto de deixar o pincel para a aplicação de pó - selando a base no rosto. Mas você deve testar a aplicação da base tanto com esponja, quanto com o pincel, para ver o que funciona mais para você. Certinho?



E aí, gostaram das dicas? Vocês já cometeram algum desses erros na maquiagem de vocês? Contem aqui nos comentários para mim! Se tiverem dúvidas, também podem deixar aqui no final do post. Ok?

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (1) Faça um comentário

  • Ana Paula Lima
    Ai Tina obrigada pelas dicas...Amei!!!!! É tão difícil alguma blogueira abordar este assunto...nós de 40 vamos ficando de lado kkk. Super dicas bjs

    Segunda - 13 de Junho de 2016 às 19:39h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/465/visualizar/