Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
BELEZA
Quinta - 07 de Abril de 2016 às 10:30
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Sim, eu sei que estou devendo um vídeo ou post aqui no blog contando mais para vocês sobre a minha rotina de cuidados com a pele. Vocês sempre pedem, né? Vou fazer sim! Contando um pouquinho mais do que faço para cuidar do meu rostinho, aos 39 anos. Estou um pouco enrolada com as coisas por aqui, mas não vou esquecer de vocês não, tá bom?

Enquanto esse vídeo ou post não sai, eu queria falar com vocês sobre filtro solar. Sem fazer apologia sobre aquele famoso texto lido pelo Pedro Bial em 2003 sobre filtro solar (pra quem não conhece esse texto, é só clicar aqui e ler ou ouvir a mensagem na voz do Bial) na minha opinião, o filtro solar é um dos produtos para cuidados da pele mais importantes em nosso dia a dia.

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e eu e as meninas do #ConexãoCarioca nos juntamos para contar para vocês o que fazemos para manter a saúde em dia. Eu gostaria de fazer bem mais, confesso! Me alimentar melhor, praticar exercícios diários... Mas ando sem tempo... Meu dia a dia tem se resumido aos cuidados com o Paulinho, idas às terapias, preparação de alimentação diferenciada para ele... Além disso, não posso esquecer o Marco Antônio (o filho mais velho), o marido, a casa, o blog. Tem sido puxado... Mas ainda reservo 5 minutinhos diários para cuidar da pele :D


Sou dos anos 80/90 - ou melhor, vivi meus "anos dourados" nessas décadas. Tempo em que era lindo ficar horas debaixo do sol, toda melecada de bronzeador - e até de um óleo vermelhinho chamado popularmente de "óleo de avião" para ganhar "um bronze"... Marquinha de biquini era o "must have" de toda carioca... Imaginem vocês o tanto de sol e de "óleo de avião" que eu precisava pra conseguir uma efêmera morenice! Mais fácil casar logo com piloto de Boing, né? Haja avião pra conseguir mudar a cor da minha pele!!!

Hoje em dia, o Sol mudou (ficou mais forte) e com essa mudança, muita gente (incluindo eu) entendeu que não dava mais para virar lagartixa estirada ao Sol por tantas horas. Veio a consciência e preocupação com a saúde da pele. Isso aconteceu comigo por volta dos 25 anos - época em que comprei meu primeiro protetor solar facial e parei de pegar sol sem proteção.

Por mais que você seja uma adoradora do sol, não dá para deixar de lado o filtro solar. Sério, gente! Ele deve ser usado diariamente ou com certa frequência. Deixar de usá-lo ou aplicá-lo de modo incorreto pode trazer desconforto e até causar problemas mais sérios para a pele. Se você não curte aplicar o filtro todos os dias, também há a opção de usar produtos (hidratantes ou bases) que contenham a proteção necessária.

Vou mostrar para vocês todos os produtos que uso na pele para proteção solar. Saca só:

É FILTRO:

Na ordem: Filtro Solar Soft Cream e Efeito Matte (FPS 60), ADCOS | Protetor Facial Diário com Ação Antipoluição, Combate ao Stress Epidérmico e Antioxidante (FPS 60), Payot | Sérum Solar Expertise Invisilight, L'Oreal (FPS 50) | La Roche-Posay Antioleosidade (próprio para peles oleosas e acneicas) com Água Termal e FPS 30

Filtro Solar Tonalizante com efeito matte, proteção ao DNA celular e antiradicais livres (também é oil free, sem perfume, hipoalérgico, não comedogênico). FPS 40, ADCOS | Natura Fotoequilíbrio Gel Creme de Toque Seco, com FPS 60 | Moderm Filtro Solar em Pó com FPS 50.

NÃO É FILTRO, MAS TEM PROTEÇÃO SOLAR:

Natura Chronos Hidra - Hidratante Controle de Oleosidade com FPS 30 | Maybelline Dream Oil Control 8 em 1 BB Cream com FPS 15 | BB Cream Anthelios para Uniformização da Pele e FPS 50 | Effaclar BB Blur La Roche Posay com FPS 20 | Base Natura Multibenefício 10 em 1 com FPS 30.


Abaixo, vou colocar algumas dúvidas sobre o filtro - que um dia eu já tive também - mas fui orientada pela minha dermato e passei a seguir direitinho, à risca. Olha só:

>> TINA, VOCÊ TAMBÉM USA O FILTRO SOLAR NOS DIAS NUBLADOS?

Sim, a incidência dos raios UV acontecem independente de como está o dia. AS NUVENS NÃO FILTRAM OS RAIOS UV. A única diferença é que em um dia ensolarado, a incidência é mais intensa.

>> POSSO APLICAR O FILTRO SOLAR DO ROSTO, NO CORPO?

Do rosto no corpo não tem problema. Só o inverso é que você não deve fazer! Mas passar o filtro indicado para o rosto, no corpo envolve a questão do custo do produto, né gente? O filtro para o rosto costuma ter um preço mais elevado na maioria das vezes do que filtros para o corpo.

>> APLICO O FILTRO ANTES OU DEPOIS DA MAQUIAGEM?

O correto é aplicar o filtro solar antes da maquiagem, após a limpeza da pele. Passe o filtro solar, deixe secar (cerca de 5 minutos) e, em seguida, aplique a base ou outro tipo de maquiagem que você normalmente utiliza.

>> USAR FILTRO NÃO VAI DEIXAR A MINHA PELE OLEOSA?

Não! Há vários filtros no mercado que são menos espessos, menos oleosos. Adequados mesmo para o rosto. É só você escolher o tipo correto para o seu tipo de pele.

>> TINA, VOCÊ REAPLICA O FILTRO SOLAR NO ROSTO NO DIA A DIA?

Depende! Se eu suar muito sim. Do contrário, não.

>> ALÉM DO FILTRO SOLAR, VOCÊ TAMBÉM USA BASE COM PROTEÇÃO SOLAR?

Sim! Não há problemas nisso. Em alguns casos, a base tem uma proteção baixa para o tom da minha pele. Nesse caso, uso o filtro solar apropriado junto.

>> QUAL A QUANTIDADE CERTA DE FILTRO SOLAR NA HORA DE APLICAR NO ROSTO?

Para o rosto e pescoço, a quantidade de filtro solar ideal equivale a mais ou menos meia colher de chá. Isso equivale a dois miligramas de produto para cada centímetro quadrado de superfície de pele.

>> TINA, POR QUE VOCÊ ACHA O FILTRO SOLAR TÃO IMPORTANTE?

Ele impede que os raios nocivos do sol façam mal à sua pele, te causem câncer. Esse é um ponto muito importante! A nossa pele é o maior órgão em nosso corpo e precisa de cuidados. Isso vai além de estética. É saúde! Além disso, o filtro solar evita manchas o envelhecimento precoce. Por isso não fico sem!


Minhas colegas do #ConexãoCarioca também postaram sobre seus cuidados com a saúde. Pra conferir o que cada uma faz para cuidar de si, é só clicar nos links dos blogs aqui abaixo:

Cláudia Speroto - Usei-Contei!
Luciana Vilela – Mulher Sem PhotoShop
Dafne Dias – Elfinha
Ana Farias – Trendy Twins
Patrícia Meireles -
Fuxico de Mulher
Luciana Gimenes - Sacolando


E vocês, amores? O que fazem para manter a saúde em dia? Vocês também dedicam, nem que seja 5 minutinos do dia para vocês? Cuidam da pele? Usam filtro solar? Não deixem de comentar aqui abaixo :D

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest






Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados é graduada em Jornalismocom especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. É coordenadora de Comunicação na empresa Enfática Comunicação & Marketing, tem 38 anos e é mãe de um garotão de 11 anos de idade e de um bebezão de dois anos! Apesar de já ter trabalhado em várias áreas da comunicação, é fascinada pela imprensa feminina, onde atua como editora no site Make, Coisa e Tal.

Comentários (3) Faça um comentário

  • Cinira
    Parabéns Tina, você está belíssima e gostei muito dessas dicas . Desses produtos eu já uso diariamente o Filtro Solar Soft Cream e Efeito Matte .Bjo

    Terça - 12 de Abril de 2016 às 18:21h Responder
  • Auta Mendonça
    belezainterativa.com
    Amei o seu blog, digno de ser religiosamente seguido. Parabéns, beijos

    Terça - 12 de Abril de 2016 às 11:07h Responder
  • Patricia Meireles
    Tina, Como sempre dicas incríveis nos seus posts. Amo protetor solar e têm vários da sua seleção que já uso também. Beijo grande, Paty

    Sexta - 08 de Abril de 2016 às 09:38h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/439/visualizar/