Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
CUIDADOS E BEM ESTAR
Quinta - 24 de Março de 2016 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Páscoa é época de pensar em renascimento, vida nova, coisas boas... Mas aqui no Brasil o costume de comer chocolate nas festividades dessa época é tão grande que não dá mais para falar na data sem lembrar de gostosuras feitas à base desse doce, né mesmo?

O problema acontece quando temos alguma restrição alimentar que nos impede de saborear o bom e velho chocolate... O que fazer? Ficar na vontade? Nada disso! É possível preparar gostosuras com cacau, chocosoy ou alfarroba (em substituição ao chocolate tradicional). Você também pode cortar o leite de vaca, eliminando a lactose (açúcar do leite) e a caseína (proteína). Até o glúten - vilão nosso de todo dia, cada vez mais presente nos mais diversos tipos de alimentos - também pode ficar de fora da sua Páscoa! Não é o máximo?

VEJA TAMBÉM:

RECEITA DE PIZZA DUKAN

TPM - DICAS PARA DRIBLAR OS MALES DA MALDITA

SUCO RED DETOX - ESPECIAL PARA A SAÚDE E BELEZA DA MULHER | COMO FAÇO O MEU


Aqui em casa, desde o diagnóstico de autismo no Paulinho (meu filho mais novo), cortamos todas as fontes de caseína de vaca e glúten de seu cardápio. Por isso, aqui sempre tem guloseimas gostosas - dessas que toda criança ama. Porém, sem essas substâncias...

Vou deixar aqui, três receitas muito bacanas - sem glúten e sem caseína - para quem tem restrições alimentares, mas não quer abrir mão de um "chocolatinho" nessa Páscoa. Saca só:



1 - BOLO DE CHOCOLATE SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE COM RECHEIO

Fiz esse bolo para o meu aniversário e não fazia ideia de que ele ia parar em um post aqui no blog. Por isso, desculpem pela foto de celular mesmo...

INGREDIENTES (MASSA)

>> 1 Xícara de Farinha de Arroz

>> 1 Xícara de leite vegetal (pode ser de arroz, soja, coco...)

>> 1 Xícara de Açúcar Demerara

>> ½ Xícara de óleo

>> ½ Xícara de Cacau ou Chocolate em pó

>> 3 Unidades de Ovo

>> 1 Colher de sopa de fermento em pó

MODO E FAZER:

Bata todos os ingredientes no liquidificador - começando pelos ingredientes líquidos e adicionando os secos aos poucos. Quando tudo estiver misturadinho, coloque o fermento e bata só mais um pouquinho (de preferência com o modo pulsar do liquidificador. Jogo rápido mesmo).

Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos (ou até o palitinho/garfo saírem secos).

Espere o bolo esfriar e desenforme. Coloque-o em uma superfície plana. Com uma faca de pão (daquelas serrilhadas e bem grandes), corte o bolo ao meio (para poder rechear). Posicione sua mão aberta acima do bolo e vá passando a faca com suaves movimentos de vai e vem até que ela chegue ao outro lado do bolo, como nessa imagem abaixo:

Se você não tiver muita prática, pode pedir que outra pessoa fique ao seu lado oposto para ver se o corte está retinho ;-)

Também dá para cortar o bolo com um fio de náilon. Coloque o bolo em uma superfície plana, visualize bem o meio, corte um pedaço grande de fio, o suficiente para dar a volta no bolo. Coloque o fio bem posicionado, e vá puxando devagar, como se estivesse cortando.

INGREDIENTES RECHEIO:

>> 1 tablete de 350g de manteiga de leite de búfala
>> Açúcar de confeiteiro peneirado (mais ou menos umas 400g)

MODO DE FAZER:

Bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro aos poucos e uma batedeira até virar um creme consistente. Depois é só rechear o bolo :D

OBSERVAÇÃO: DOBREI A RECEITA E FIZ UM BOLO MAIOR, MAIS ALTO ;-)



2 - TRUFAS DE CACAU


Receita e foto: SupraSoy

INGREDIENTES:

>> 1 xíc. chá leite em pó (de soja ou de arroz)

>> 4 gemas peneiradas (80g)

>> ½ colh. sopa margarina sem leite (7g)

>> 1 xíc. chá açúcar (160g)

>> 3 colh. sopa cacau em pó (18g)

>> 2 colh. sopa licor de laranja Cointreau - 26ml (CLARO, SÓ SE VOCÊ FOR MAIOR DE 18 ANOS)

>> 100 g cacau em pó (para finalizar)

MODO DE FAZER

>> Bata ½ xícara (chá) de água (100 ml), o leite em pó, as gemas, o açúcar e o cacau no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

>> Transfira a mistura para uma panela pequena e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Reduza o fogo para a chama mínima e cozinhe por mais 4 minutos, ou até adquirir consistência de brigadeiro de colher (um pouco antes do ponto de brigadeiro convencional).

>> Desligue o fogo e junte o licor de laranja. Transfira o doce para um prato ligeiramente untado com óleo e leve à geladeira para esfriar.

>> Pegue porções do doce com uma colher de chá e, com o auxílio de outra colher de chá, modele as trufas, passando-as de uma colher para a outra.

>> Depois, passe as trufas moldadas diretamente para um recipiente com o cacau em pó e role-as delicadamente para que toda a sua superfície fique envolta pelo cacau.

RENDE 30 UNIDADES E DURA, EM MÉDIA 2 DIAS FORA DA GELADEIRA E 5 DIAS NA GELADEIRA



3 - OVO DE PÁSCOA E BOMBONS CASEIROS SEM GLÚTEN E SEM LEITE

Receita e foto: SemGlútenSemLactose


INGREDIENTES:

>> 1 forma para bombons com 12 unidades

>> 1 forma para ovo de páscoa de 300gr

>> 300 gr chocolate de soja (as marcas Ouro Moreno e Choco Soy têm o produto)

>> 50 gr mix de frutas secas e castanhas

MODO DE FAZER:

>> Corte o chocolate em pedaços pequenos e leve para derreter em banho-maria.

>> Preencha e espalhe na forma do ovo o "chocolate". Não deixe a camada muito grossa. Leve à geladeira por 5 a 10 minutos.

>>Caso vá colocar "recheio", arrume as frutas e castanhas nas formas.

>> Depois passe uma nova camada de chocolate. Se desejar, salpique mais frutas e castanhas picadas por cima.

>> Leve à geladeira novamente e aguarde.

>> Reserve um pouco do chocolate para os bombons, preencha a forma com o cuidado de ocupar todos os espaços e leve à geladeira pra endurecer.

>> Espere a forma ficar transparente/fosca para desenformar. É só virar em um tabuleiro que o chocolate sai facilmente.

>> Depois de desenformar, deixe descansar 10 minutos em local seco, protegido de umidade, luz e calor. Após esse tempo pode embrulhar conforme deseja. Utilize os bombons para rechear o ovo!

RENDE 12 BOMBONS E 1 OVO DE 300G

Espero que vocês tenham gostado dessas receitas, coloquem a "mão na massa" e tenham uma Páscoa deliciosa - em todos os sentidos!

Minhas colegas do #ConexãoCarioca também postaram suas receitas favoritas de Páscoa. Pra conferir, é só clicar no link dos blogs de cada uma, aqui abaixo:

Cláudia Speroto - Usei-Contei!
Luciana Vilela – Mulher Sem PhotoShop
Dafne Dias – Elfinha
Ana Farias – Trendy Twins
Patrícia Meireles - Fuxico de Mulher


Beijos! 🐰🐰🐰

SIGAM-ME TAMBÉM NAS REDES SOCIAIS:

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Google+ e Pinterest








Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/435/visualizar/