Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 14:04

    Imprimir


É a bolsa de maquiagem que cai no chão, o cotovelo que esbarra na embalagem do blush que estava na beirada da mesa ou, simplesmente, aquele pó compacto divo que despenca das nossas mãos sem motivo aparente. Seja qual for a situação, é de partir o coração ver a maquiagem em vários pedaços pelo chão, né?

VEJA TAMBÉM:

COMO AMOLECER MÁSCARAS PARA CÍLIOS SECAS E DURAS - TRÊS FORMAS DIFERENTES!

COMO FAZER BATOM LÍQUIDO EM CASA

DELINEADO COLORIDO: COMO FAZER USANDO SOMBRA

D.I.Y. : COMO FAZER CORRETIVO COLORIDO EM CASA

DIY - FAÇA VOCÊ MESMA SEU BRILHO LABIAL

Eu amo dicas práticas que ajudam a gente naquele momento de sufoco. Por isso preparei esse post de como consertar maquiagem em pó quando ela cai e quebra - pode ser sombra, blush ou pó compacto. Vamos combinar que mulher já é consumista por natureza, mas não é sempre que o $$$ está disponível pra comprinhas básicas de make e, infelizmente, dinheiro não dá em árvore (rsrsrs). Então o negócio é improvisar, reciclar, reaproveitar. Se virar do jeito que der. Não precisa desespero!!! Tem como dar aquele jeitinho brasileiro pra arrumar. Olha só:

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

- Uma tigela pequena

- Álcool com concentração de pelo menos 70% (porque tem menos água do que o álcool comum)

- Pincel limpo

- Pincel escovinha (opcional)

- Uma espátula pequena ou colher (usei daquelas que vem com cílios postiços).

No caso das sombras, quando a paleta é grande e multicolorida, é um pouquinho mais difícil porque as cores costumam se misturar quando caem e esfarelam. Mas se a pessoa tiver paciência e limpar, dá pra reaproveitar bastante. As embalagens "Uno" de sombras ou pós compactos são melhores de consertar. Vamos ao passo a passo?

PASSO A PASSO:

Passo 1 : coloque a maquiagem em pó, que você juntar e que sobrou na embalagem, na tigela seca. Em seguida, limpe a embalagem da maquiagem com água morna e um pouco de sabão neutro - se necessário. Você pode usar uma escova de dentes velha e limpa para esfregar o pó da dobradiça da embalagem.

Passo 2 : esmague os pedaços maiores de produto que você colocou na tigela para ficar um pó fino. Adicione o álcool aos poucos para criar uma pasta. É bacana usar um borrifador ou conta gotas porque derramar o álcool, às vezes, pode acrescentar muito. Adicione, apenas uma pequena quantidade para que não sobrecarregue o compacto no passo 3, ok?

Passo 3 : com a espátula, misture o pó e o álcool até que se torne uma pasta, sem pedaços. Com a ajuda da colher, despeje essa "massa" na embalagem original do produto.

Passo 4 : arrume essa massa, com cuidado, na embalagem para que fique bem certinha e bem distribuída. Deixe a embalagem aberta por cerca de 3 horas, dependendo do tamanho do produto e da quantidade de umidade necessária para evaporar.

Passo 5 : quando o produto estiver seco ao toque, o que significa que não se apega ao seu dedo quando colocado na superfície, coloque papel toalha em cima do produto e gentilmente começar a pressionar para baixo. Se você notar que o pó ainda está muito úmido e se move, quando tocado, deixe por mais alguns minutos para secar. Se não, continue a pressionar com uma pressão considerável.

Dá para usar uma tampa plana de algum outro produto para obter o formato plano e redondinho do produto na embalagem original. Uma moeda também funciona. Como dá pra ver, o excesso de álcool está sendo absorvido pelo papel toalha.

Passo 6 : adicione mais um ou dois sprays (ou gotas) de álcool na superfície do produto para uniformizar todas as protuberâncias e saliências que podem ter se formado no processo de prensagem. Sinta-se livre para repetir, pressionar e alisar a superfície com um dedo.

Passo 7 : deixe o compacto para secar completamente, por mais algumas horas (varia) ou durante a noite para ter cuidado extra. A superfície de seu pó pode formar uma camada dura na fase de prensagem / alisamento, especialmente se você transferir o óleo de suas mãos para o produto quando estiver fazendo o alisamento da superfície. Nesses casos, é bacana usar um pincel escovinha (daqueles que a gente usa para pentear a sobrancelha e parecem com os aplicadores de rímel) para raspar, delicadamente, para fora esta camada superficial mais dura. Você também pode usar a escova de dentes velha e limpa para fazer este passo.

Passo 8 : use um pincel de maquiagem limpo para varrer o pó raspado da superfície.

Passo 9 : utilize um pano ou pano úmido para limpar ao redor da borda do compacto.

Passo 10 : Divirta-se! Embora este não seja um método infalível e seu compacto nunca seja novamente "como novo", ele é o melhor para trazer seu produto quebrado de volta a antiga forma!

Espero que este DIY te ajude quando tiver um acidente de maquiagem. Beijo grande!

Gostou? Siga a Liz Rocha também no
Instagram





Comentários (4) Faça um comentário

  • Sonia Lima
    Ameiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!

    Segunda - 06 de Fevereiro de 2017 às 12:13h Responder
  • Leticia Ribeiro
    Fiz com meu blush e deu super certo.Obrigada pela dica! ;)

    Sábado - 01 de Agosto de 2015 às 13:53h Responder
  • Tina
    Oi Adhane! Que bom que gostou da dica!!! Com água não é legal fazer porque a água é um solvente natural. Ela vai dissolver o pó da maquiagem e retirar alguns componentes da fórmula. Colocar água, é como dissolver a maquiagem, sabe? Sem falar que demora bem mais para secar e pode propiciar o surgimento de fungos com o tempo. O álcool 70%, tem uma proporção bem pequena de água - vai amolecer o pó, transformando-o em pasta, mas sem diluir os compostos da fórmula. Como a fórmula do álcool 70% também tem menos água, evapora mais rápido. Ou seja, o produto seca mais facilmente. O álcool 70% também tem ação antisséptica - ele funciona como uma barreira para a formação de bactérias e fungos. Super beijo!!!

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 16:14h Responder
  • Adhane Borges
    Adorei a dica!!! Já tinha ouvido falar, mas não acreditei que daria certo! Também funciona com água? Tenho um iluminador maravilhoso, mas por um pequeno descuido ficou em pedaços...

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 15:27h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/275/visualizar/