Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 15:25
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Uma das coisas mais chatas com produtos de maquiagem é quando a gente gasta nosso dinheirinho com eles e, depois de algum tempo, secam ou endurecem. E quando o produto era o nosso favorito? O que fazer??? Chorar? Gastar mais dinheiro? Nada disso!  Se o produto ainda está na data de validade e secou antes do tempo, o negócio é dar aquele jeitinho para revivê-lo para usar por mais tempo.

Apesar de amar maquiagem, já trabalhei durante um tempo como Comunicadora Ambiental (pra quem não sabe, sou jornalista por formação), e por isso, sou bem ligada em consumo consciente, diminuição na produção de lixo, reutilização e reciclagem. Por isso, vou fazer alguns posts com dicas de como amolecer rímel/máscara para cílios e delineador gel, recompactar sombras, blushs e pós quebrados e reutilizar batons quebrados.

VEJA TAMBÉM:

COMO FAZER BATOM LÍQUIDO EM CASA

DELINEADO COLORIDO: COMO FAZER USANDO SOMBRA

D.I.Y. : COMO FAZER CORRETIVO COLORIDO EM CASA

DIY - FAÇA VOCÊ MESMA SEU BRILHO LABIAL

Pra começar, vou ensinar três formas de trazer aquela máscara de cílios, que a gente ama, à ativa novamente - uma forma de reutilização que economiza grana e diminui a produção de lixo no planeta. Não é bacana? Saca só:

AMOLECENDO MÁSCARA PARA CÍLIOS COM GOTINHAS DE SORO FISIOLÓGICO:

O soro fisiológico, aquele que a gente costuma ter em casa para pingar nos olhos ou no nariz quando estamos com alergia, é um senhor aliado na hora de amolecer máscaras para cílios. Sabe quando o rímel está começando a endurecer? Basta pingar algumas gotinhas do soro dentro da embalagem da máscara.

A quantidade de gotinhas depende do quão duro e seco está seu rímel. Nessa minha máscara Ruby Kises - que já é bem velhinha (saca a embalagem quase sem a pintura do rótulo), usei umas quatro gotinhas.

Depois, você fecha bem a embalagem e sacode muuuuuuuuuuito - pra misturar bem o soro no produto. Evite colocar e tirar o aplicador da embalagem várias vezes para misturar. Isso, na verdade, é um erro porque faz com que mais oxigênio penetre na máscara, fazendo-a secar e endurecer mais rápido novamente.

Como disse, usei apenas quatro gotinhas para que a máscara ficasse mole, mas ainda grossa - porque prefiro o rímel quando está mais denso, sabe? Fica como na figura acima. Mas, se você gostar do produto mais ralinho, pode usar mais soro fisiológico. Geralmente, o soro fisiológico é um emoliente indicado para máscaras de cílios que não são à prova de água.

AMOLECENDO MÁSCARA PARA CÍLIOS COM GOTINHAS DE ÓLEO:

Outra opção é usar gotinhas de óleo na máscara para cílios. Essa dica é ótima para quando a máscara está muito seca e dura porque o óleo amolece bem o rímel - deixa o produto bem molinho mesmo! De quebra, você pode escolher um óleo essencial hidratante para ajudar a dar aquela hidratada nos cílios, ou um óleo com propriedades fortalecedoras de pelos, como o de jaborandi, por exemplo.

Eu usei Óleo de Macadâmia 100% puro, da The Body Shop. Mas pode ser óleo de argan, de abacate, de semente de uva...E até azeite! Você pode, inclusive, optar por óleo mineral (sabe aquele de neném? É ótimo para isso também!).

O Óleo de Macadâmia é um excelente emoliente! Uma grande vantagem é a semelhança e afinidade entre os ácidos graxos contidos no Óleo de Macadâmia e os principais ácidos graxos da secreção sebácea natural presente na pele. Tem especial utilidade para o fortalecimento e regeneração dos cabelos ressecados e sem brilho, pois potencializa o brilho, fortalece o fio, lubrifica e os mantém hidratados. ;-)

Geralmente, óleos são super indicados como emolientes em máscaras para cílios à prova de água porque se misturam com maior facilidade aos componentes do rímel. Mas também podemos usá-los em máscaras que não são à prova de água.

Saca aqui na imagem acima como, dependendo do tipo de emoliente usado, a máscara para cílios pode ficar menos ou mais densa. Usar um ou outro depende do gosto de cada uma de nós e de como a máscara está (mais dura - óleo. Menos dura, soro. Á prova de água, óleo).

AMOLECENDO MÁSCARA PARA CÍLIOS COM ÁGUA QUENTE:

Também sempre há a opção de mergulhar a embalagem da máscara para cílios (bem fechada) em água quentinha. Essa é uma boa opção também para quando a máscara começar a ficar muito grossa. Mas não é indicada para quando a máscara já está completamente dura. Sacou?

Bem meninas, é isso! Espero que tenham gostado dessa dica e que usem muito para evitar gastar mais dinheiro e para ajudar a manter nosso planeta mais limpo. Vou preparar o post sobre como amolecer delineadores e depois posto aqui pra vocês também, ok?

Super beijo!

Ei, estou também no Instagram com várias fotos e dicas de beleza. Ainda não me segue? CLICA AQUI pra ficar ligadinha em tudo o que posto por lá também, ok?





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (36) Faça um comentário

  • Thaís
    Eu coloquei oleo de ricino que é ótimo pra crescimento e fortalecimento de pêlos, e deu super certo.

    Quarta - 17 de Maio de 2017 às 01:41h Responder
  • Paula
    Boa noite. Ótimas dicas. É muito mais rápido, prazeroso, objetivo e ágil ler um post deste do que ter que ver vídeos longos e desgastantes com o mesmo teor informativo ou até mais restrito.

    Domingo - 18 de Setembro de 2016 às 23:34h Responder
  • Cláudia Lima
    Adorei a dica sobre o rímel a prova d'água, o meu estava ficando duro. Obrigada!!!

    Domingo - 21 de Agosto de 2016 às 10:01h Responder
  • Tina
    Oi Emily! Que bom que gostou das dicas, querida! Eu tenho canal no YouTube, amada! É esse aqui: http://www.youtube.com/tinaszabados

    Quinta - 11 de Agosto de 2016 às 14:28h Responder
  • Tina
    Que bom que gostou das dicas, Sônia! Beijocas! :-*

    Quinta - 11 de Agosto de 2016 às 14:26h Responder
  • Emily
    amei, estava super precisando! poque nao faz um canal no youtube?

    Quinta - 11 de Agosto de 2016 às 08:42h Responder
  • Sonia
    BOM DIA GOSTEI DA DICA POIS TENHO SEIS RIMEL DURO ATE SEPAREI PARA JOGAR MAS NAO TIVE CORAGEM TODOS PAGUEI CARO AGORA VOU RECUPERA-LOS BRIGADA

    Quarta - 20 de Janeiro de 2016 às 11:05h Responder
  • Tina
    Oi Angel! É que o óleo deve ser essencial... Ou seja, óleo puro. Provavelmente o que você pingou NÃO era essencial. Daí a fórmula da máscara pode reagir com a do óleo (que quando não é essencial pode ter conservantes, corantes, perfumes, parabenos...). Por isso é que a recomendação é que seja SOMENTE óleo essencial. :-( Infelizmente, não sei se - no teu caso - ainda será possível corrigir o problema na máscara...

    Terça - 19 de Janeiro de 2016 às 11:45h Responder
  • Angel
    Olá, tudo bem, então, eu coloquei umas gotinhas de óleo corporal na minha máscara mas ela empelotou toda..?e agora ???? Bjins

    Quinta - 14 de Janeiro de 2016 às 17:54h Responder
  • Tina
    Gilda, é melhor que seja um óleo essencial: 100% puro (sem corantes, perfumes ou outras substâncias que possam causar alergia). Beijos!

    Quinta - 05 de Novembro de 2015 às 11:13h Responder
  • Tina
    Oi Fabiana! Se for óleo de rosa mosqueta puro, pode sim! ;-)

    Quinta - 05 de Novembro de 2015 às 11:11h Responder
  • Gilda
    Tenho 5 rímel secos, posso usar óleo de amêndoa paixão?

    Sábado - 31 de Outubro de 2015 às 18:08h Responder
  • Fabiana
    Oi Tina !! Posso usar óleo de Rosa Mosqueta ??

    Sábado - 13 de Junho de 2015 às 11:17h Responder
  • Vanderson
    disse:Jurcileia!!!!! Que pena! Vamos marcar outro crrzeiuo???? rs Ou entao, facebook. Me inclua, ok? Chego em casa no domingo Estou num safari na Africa!!!!!! Uma coisa de loucos de tao bom!!!! Vou amar conversar com vc e seus alunos!

    Segunda - 16 de Março de 2015 às 14:57h Responder
  • Bianca
    Oi, isso funciona com o delineador gel tb?? :)

    Terça - 24 de Fevereiro de 2015 às 17:02h Responder
  • Debora
    Gostaria de uma dica para ressucitar delineador. Tenhos uns 3 que estao muito duros.

    Segunda - 23 de Fevereiro de 2015 às 16:33h Responder
  • Tina
    Eeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Fiquei feliz por você, Bruna! Super beijo!

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 16:43h Responder
  • Bruna Freitas
    Eu fiz com óleo de amêndoas e ficou maravilhoso! Obrigada pela dica,pois isso ressuscitou a minha máscara de cílios que ganhei de presente de aniversário do ano passado ! Bjos ???

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 14:30h Responder
  • Tina
    Oi Carol! Como você disse que tem os olhos muito sensíveis, recomendo usar a técnica do molho em água quente ;-) Super beijo!!!

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 11:55h Responder
  • Carol Albuquerque
    Eu já conhecia a estratégia do soro fisiológico, para mim não deu certo pois tenho os olhos sensíveis e toda vida que passava era um terror, ardia demais! Não conheço os outros dois truques do óleo e da água quente vou tentar... Acho que vai dar certo! ;)

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 10:35h Responder
  • Tina
    Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu, Ana Rachel!!! Que ótimo! Obrigada por compartilhar aqui comigo. Você fez com óleo de banana de farmácia? Aquele que a gente usa para amolecer esmaltes? Se for, você usou, na verdade, o acetato de amila - é um líquido com odor de banana, obtido pela reação de ácido acético com álcool amílico (pentílico) em meio ácido (ácido sulfúrico). É utilizado como solvente e também como fixador em determinadas essências. Embora seja usado sem problemas na pele, tenho dúvidas quanto à sua utilização assim tão pertinho dos olhos.

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 10:03h Responder
  • Tina
    Ownnnnnnnnnnnn!!! Obrigada Taise! Super beijo!!!

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 09:49h Responder
  • Ana Rachel Azevedo Balbi
    Noss@! Dica maravilhosa. Fiz em todos os meus deu super certo! Valeu! Fiz com óleo de banana. Fico mega bom!

    Quinta - 19 de Fevereiro de 2015 às 00:24h Responder
  • Taise Nazareth
    Asadeborboleta.com
    Oi! Um dos melhores posts que li ultimamente! Meus parabéns, você realmente está no caminho certo! Beijos! Asa de borboleta ;)

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 23:47h Responder
  • Tina
    Que bom, Aline! Fico feliz em saber que você gostou ;D Super beijo!!!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 19:07h Responder
  • Tina
    A coisa de pingar o óleo é muito bacana mesmo, Michele! Porque além de amolecer o rímel, a gente pode escolher, de acordo com a propriedade do óleo a ser usado, uma característica a mais que a nossa máscara vai passar a ter: força, hidratação, crescimento dos cílios... Acredita que - só agora - algumas marcas estão investindo em usar óleo essencial na fórmula com essa ideia? Super beijo!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 19:06h Responder
  • Tina
    Eeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Isso aí, Karen! Se dá pra resolver o probleminha, pra quê comprar outra, né? Tenho certeza que o planeta - e seu bolso - vão agradecer! Beijokas!!!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 19:03h Responder
  • Aline
    Gostei da dica!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 18:44h Responder
  • Michele Vasti
    Adorei as dicas, já conhecia a do Soro fisiológico mas desconhecia as demais. E achei super interessante a opção do óleo. Bjs e sucesso!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 17:40h Responder
  • Karen
    Geeeeente.... Ameeeeeih Minha The Colossal (aquela a prova d'água) está ressecada. E eu amo ela Já estava pensando em comprar outra. Agora não mais. Obrigada ?

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 17:12h Responder
  • Tina
    Obrigada Camila!!! Eu usei óleo essencial (que é o óleo puro, sabe? Sem perfume e sem nenhum aditivo). O ideal é que seja assim porque a máscara será aplicada perto do olhos e alguns ingredientes que a gente encontra em óleos para cabelo e pele, como fragrâncias, corantes e álcool podem causar alergia e irritação. Se você não tiver nenhum óleo vegetal puro em casa, pode usar azeite. Se não tiver azeite também, pode ser óleo mineral - aquele óleo de neném, sabe? Beijão!!!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 17:02h Responder
  • Tina
    Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! Que bom que gostou da dica, Diane!!! =D Super beijo!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 16:58h Responder
  • Tina
    Oi Nicole! Sei como é =D Uma vez, há muito tempo, fiz a mesma coisa (rsrsrrsrs) Mas agora você já sabe que água não funciona, né? Beijão!!!

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 16:58h Responder
  • Camilla
    Tina! Sou fã do seu trabalho, seus makes são incríveis!!! Gostaria de saber qual tipo de óleo você usou... De cabelo, de corpo, cozinha, bebê... Desde já obrigada e parabéns pelo trabalho incrível! ;*

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 16:55h Responder
  • Diane
    adorei a dica.

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 16:45h Responder
  • Nicole Rocha
    Cara amei , antes de eu ver isso eu tinha colocado agua da torneira nele kkk mas eu vou fazer isso com o meu

    Quarta - 18 de Fevereiro de 2015 às 16:44h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/274/visualizar/