Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
MAQUIAGEM
Terça - 08 de Julho de 2014 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Verde, amarelo, lilás, laranja... Como e quando usar?
Verde, amarelo, lilás, laranja... Como e quando usar?

Outro dia, uma amiga e vizinha bateu à minha porta cheia de dúvidas sobre maquiagem. Conversa vai, conversa vem, ela começou a me mostrar alguns produtos de make que usa normalmente. Foi então que ela retirou da necessaire um corretivo amarelo em bastão e disse: "olha, é esse que uso normalmente." Hein? Ela usava o corretivo amarelo sozinho, sem mais nada por cima! Naquele momento, percebi que, assim como ela, podia ainda ter muita gente com dúvidas sobre corretivos coloridos e sobre a forma correta de usá-los. Por isso, resolvi escrever esse post com algumas dicas.

Sempre comento que corretivo colorido é uma coisa que você deve usar com muito cuidado. É que para a maioria das pessoas, um corretivo no tom da pele já basta para esconder olheiras, marquinhas e deixar a pele perfeita. O corretivo colorido só entra em ação quando a pessoa tem casos sérios de diferença de tom na pele, como por exemplo, hematomas, rosáceas, marcas de acne, olheiras profundas e vitiligo.

Se você não tem nada parecido, não compre um corretivo colorido. Não importa o que a moça da loja falou para você. Corretivo colorido é só para casos bem especiais! Caso contrário, a maquiagem vai ficar pesada sem necessidade, você não vai usar o produto e ele vai acabar passando da validade na sua gaveta.

VEJA TAMBÉM:

Como aplicar corretivo em olheiras profundas

D.I.Y.: Como fazer corretivo colorido em casa

Resenha: Making Of Corretivo em Creme Salmão, da Contém 1g

Resenha: corretivo 3 em 1, Toque de Natureza

No que diz respeito à aplicação, corretivo colorido se passa primeiro na pele. Só depois vem a base e/ou o corretivo do mesmo tom da pele da pessoa. Isso é obrigatório! Os corretivos coloridos neutralizam os tons indesejados na pele. Mas, isso feito, é necessário neutralizar a cor do corretivo colorido para ficar no tom da pele da pessoa. Se isso não for feito, você vai sair por aí com o rosto todo colorido!

Verde, lilás, amarelo, laranja salmão. Cada um serve para esconder um ponto negativo que não queremos que ninguém veja...Existem várias marcas no mercado e preços variados. Os produtos são muito legais e realmente funcionam, quando usados corretamente. Mas você entende a lógica das cores? Qual cor usar para neutralizar outra cor?

CÍRCULO CROMÁTICO


Uma boa dica é dar uma conferida no círculo cromático. Nele, a gente pode observar que as cores opostas se neutralizam ou seja:

Verde neutraliza vermelho

Amarelo neutraliza tons arroxeados

Laranja neutraliza tons azulados

Trazendo isso para o mundo dos corretivos coloridos, significa que se você tem uma espinha vermelha, o corretivo verde pode ajudar. Se a sua olheira é azulada, corretivo laranja nela e por aí vai…

E por falar em olheiras, muita gente que busca corretivo colorido vai atrás da neutralização delas. Mas antes de ir correndo na loja mais próxima de cosméticos, é importante saber identificar o tom da sua olheira.

TINA, NÃO FAÇO IDEIA DO QUE VOCÊ TÁ FALANDO. PRA MIM, OLHEIRA É TUDO IGUAL.

Olheiras podem ser azuladas, arroxeadas ou ainda cinza-arroxeadas. Há ainda alguns casos de olheiras em tons de marrom. Para usar o corretivo mais indicado, é necessário antes de tudo saber qual é o seu tipo de olheira. Se a sua olheira é “fria” (em tons esverdeados, azulados, etc.), corretivos de fundo “quente” (amarelo, laranja, etc.) podem ajudar. Se for o contrário, o pensamento é o mesmo, só que inverso.

CORRETIVO AMARELO OU LARANJA/SALMÃO. QUAL USAR?

Tenha em mente que, o que funciona para algumas pessoas, pode não funcionar para você. Duas pessoas com olheiras em tons frios podem precisar de corretivos coloridos diferentes. Se sua amiga usa o amarelo e fica perfeito, o mesmo pode não funcionar para você. Talvez, no seu caso o mais indicado seja um laranja... Por isso, experimentar o corretivo antes de comprar é super importante. Pegue um corretivo amarelo e outro laranja/salmão, aplique um em cada olho e observe. Aquele que neutralizar melhor o tom, sem deixar você pálida, será o melhor.

De uma forma mais genérica, veja abaixo, cada cor de corretivo colorido e para que caso são indicados:

- Corretivo Verde:

Serve para: 

Marcas de acne ( pontos vermelhos )

Manchas avermelhadas.

Cicatrizes avermelhadas.

- Corretivo Amarelo

O corretivo amarelo é super indicado para quem tem a pele morena e sofre com olheiras arroxeadas. É que o tom marrom é composto por amarelo + azul + vermelho. Ou seja, a mistura dessas cores forma a cor marrom.

Marrom é a cor da pele da gente. Quem é morena ou negra, tem a pele marrom mais escura. Quem é branquinha, tem a pele de um marrom bem clarinho. Mas, de uma forma ou outra, é tudo marrom, não é? Então! Se a pessoa tem olheiras arroxeadas, significa que ela tem naquela região o excesso de azul e vermelho. (azul + vermelho = roxo) O que tá faltando para virar marrom? Amarelo! Colocando o corretivo amarelo, neutralizamos o tom arroxeado. Simples assim! =)

O corretivo amarelo também pode ser usado para neutralizar a cor de pequenos hematomas de tom roxo.

- Corretivo Lilás

O corretivo lilás neutraliza manchas amarronzadas e imperfeições amarelo-alaranjadas. Olheiras de tom marrom intenso e/ou manchas de melasma (aquelas manchinhas que costumam aparecer durante e depois da gravidez).

- Corretivo salmão ou laranja

Funcionam bem na neutralização de olheiras de fundo cinza-arroxeadas. O salmão é usado em peles mais claras, enquanto que o laranja, para peles mais morenas.

OBS.: Manchas de vitiligo podem ser camufladas com os seguintes corretivos:

Vermelho - Para peles morenas
Coral - Para peles mais claras

Infelizmente, não tinha esses por aqui para fotografar e mostrar para vocês...

FORMA DE APLICAR:

1. Aplique uma pequena quantidade do corretivo no dorso da mão e, com o dedo anelar espalhe, nas imperfeições da pele, dando leves batidinhas.

2. Em seguida, aplique o corretivo líquido, no mesmo tom da pele, sobre o corretivo colorido, dando leves batidinhas, cobrindo toda região aplicada.

Os corretivos usados nesse post são da linha PRO, da Dailus. Quem quiser, pode anotar os números das cores para comprar também:

Corretivo HD Amarelo - cor: 04 - Vende aquiaqui

Corretivo HD Salmão - Cor: 16 - Vende aqui e aqui

Corretivo HD Lilás - Cor: 06 - Vende aqui e aqui

Corretivo HD Verde - Cor: 02 - Vende aqui e aqui

Corretivo HD Laranja - Cor: 08 - Vende aqui e aqui

Gostaram das dicas no post? Quem já usa corretivo colorido e qual cor? 

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (27) Faça um comentário

  • Tina
    Muito obrigada, Denise Nery!!!

    Segunda - 28 de Novembro de 2016 às 15:03h Responder
  • Tina
    Oi Flavia! Eu faço assim: aplico a base - logo de início (assim já neutralizo algumas imperfeições e suavizo manchas). Depois aplico o corretivo colorido indicado para o tipo de mancha que quero neutralizar e, por último, aplico o corretivo no mesmo tom da minha pele ;-) Beijocas!!!

    Segunda - 28 de Novembro de 2016 às 15:01h Responder
  • Tina
    Oi Michele! Não entendi a tua pergunta... Que tipo de mancha causada pelo sol?

    Segunda - 28 de Novembro de 2016 às 14:58h Responder
  • Denise Nery
    Nossa melhor informação sobre corretivos coloridos e olheiras que já vi até agora...e olha que já pesquisei muito hein, parabéns!

    Quinta - 24 de Novembro de 2016 às 00:24h Responder
  • Flavia
    Oi, gostario de saber se eu vou usar o corretivo colorido pra neutralizar e depois um da cor da pele por cima, e logo apos aplico a base? Desculpa a pergunta boba, mais estou apredendo sobre maquiagem. Obrigada. Beijos

    Segunda - 14 de Setembro de 2015 às 14:31h Responder
  • Michelle Torres
    Como faço com manchas causados pelo sol?

    Quarta - 20 de Maio de 2015 às 22:54h Responder
  • Tina
    Oi Maria Cristina! Ainda não usei primer colorido. Só corretivo mesmo... Mas amo os produtos Make Up Forever! Acho que já até comentei que é uma das minhas marcas internacionais favoritas, né? :-) Olha, o corretivo colorido deve ser de acordo com o problema a ser camuflado. Depois que você neutralizar o problema, aí aplica o corretivo na cor da pele da pessoa por cima (no caso da tua pergunta, o corretivo para pele negra). Entendeu? ;-) Beijos!

    Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 16:00h Responder
  • Tina
    Que bom Adicléia! Fico super feliz com isso! Beijokas!!! Ah, depois me fala se deu tudo certo, tá? Beijão!!!

    Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 15:56h Responder
  • Tina
    Que bom que gostou Zeze! Super beijo, querida!!!!

    Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 15:55h Responder
  • Tina
    Néia! Compra o colorido conforme a indicação no post. Mas lembra de usar a base e o corretivo do seu tom de pele também, ok?! Beijos!

    Segunda - 15 de Setembro de 2014 às 15:54h Responder
  • Maria Cristina Bollani Barros
    Olá Tina, amei as dicas dos corretivos. Vc acha que o prime colorido surte o mesmo efeito? Comprei uns da marca Make Up Forever, são líquidos. Funcionou bem para rosáceas, mas não sei qual cor usar por exemplo em uma pele negra. Vc poderia me ajudar? Abcos.

    Quinta - 11 de Setembro de 2014 às 21:29h Responder
  • Adicléia
    Olá Tina, tudo bem? Tenho melasma e embora as manchas não sejam muitos escuras, me incomodam muito. Comprei uma paleta de corretivos coloridos e o seu post me ajudou muito. :)

    Segunda - 08 de Setembro de 2014 às 16:19h Responder
  • Zeze
    tina... vc esclareceu algo que nunca foi dito. A formaçao das cores e o porque do uso de tal cor. Não me basta dizer esse neutraliza esse. A explicação que parte da cor marrom como cor de pele e a decomposição como inicio da correção foi excelente.

    Segunda - 08 de Setembro de 2014 às 13:44h Responder
  • Néia Vial
    Tina minhas olheiras são praticamente preta... Eh muita escura mesmo.. Apanho muito pra tentar esconder... To querendo comprar pra experimentar... Mais to totalmente perdida ainda

    Segunda - 08 de Setembro de 2014 às 10:50h Responder
  • Tina
    Jane, como eu disse no post... O corretivo lilás serve para neutralizar manchas de melasma.

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 15:45h Responder
  • Jane Camilo
    Qual cor de corretivo disfarça manchas de melasmas? Obrigada!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 15:37h Responder
  • Tina
    Que legal, Patrícia! Fico feliz que tenha gostado. Beijos!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:56h Responder
  • Patricia
    Amei todas as dicas que você colocou no post! Maravilhoso. Já até coloquei nos meus favoritos, Tina

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:50h Responder
  • Ana Maria
    Dicas maravilhosas. Amei essa matéria

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:40h Responder
  • Tina
    Uau! Gostei do 'manual do corretivo colorido'! =) Obrigada, Eu Maquio! Beijão!!!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:32h Responder
  • Tina
    Zilandra, minha linda! Teus comentários sempre deixam o meu dia mais colorido! Super obrigada pelo carinho, viu? Beijos mil!!!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:31h Responder
  • Tina
    Oi Silvânia! Então... Esse tipo de coisa acontece porque a pessoa é instruída na loja a comprar o corretivo colorido. Mas a vendedora, muitas vezes, esquece de ensinar que é necessário neutralizar o corretivo colorido com base ou corretivo da mesma cor da pele. Daí, já vou, né? =) Fico feliz que tenha gostado do post! Beijokas!!!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:29h Responder
  • Tina
    Fico feliz que esteja gostando das dicas e do conteúdo que posto aqui no Make, Coisa e Tal, Aline! Um super beijo e obrigada pelo carinho!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:27h Responder
  • Eu Maquio
    Post perfeito e super detalhado. Serve até como um manual do corretivo colorido. Parabéns!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:25h Responder
  • Zilandra Batista Rodrigues
    Lindona..Posso aplaudir seu post de pe? RSRSRSRS arrasou,foi super explicativo,um dia vi uma menina com um posnto verde em tres partes do rosto,me deu vontade ir la e concertar kkkk mais entao,adorei sua dica,e e um assunto que sempre tem que ser batido,pois a vendedora fala,usa corretivo verde para neutralizar suas vermelhidoes de espinhas..Não e so isso ne? adorei como sempre vc arrasa e merece ir longeee MIL BEIJOS www.zilandramakes.com.br

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:24h Responder
  • Silvania Alencar
    Eu ri muito quando você disse que sua amiga andava com o corretivo amarelo no rosto. Eu também já fiz isso. Só que com o corretivo lilás - tentava esconder minhas manchinhas de melasma no rosto... Foi um pesadelo! Adorei o post. Beijos

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:24h Responder
  • Aline Silveira
    aei, amei, amei esse pst! Teu site parece uma revista. Tem tudo explicadinho. Tô amando as dicas. bjusss!

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 12:22h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/150/visualizar/