Make, Coisa e Tal - www.makecoisaetal.com.br
TUTORIAIS
Sexta - 04 de Julho de 2014 às 08:00
Por: Tina Szabados

    Imprimir


Uma das coisas que mais chateiam no rosto é o surgimento de olheiras. Elas podem ter aparecido por vários motivos ou sempre terem estado ao seu lado. O fato é que, ninguém gosta de sair por aí parecendo um guaxinim, não é? E existem várias medidas a serem tomadas para amenizar o problema:

1 - Tenha mais horas de sono por noite;
2 - Evite o consumo excessivo de álcool
3 - Nada de cigarros;
4 - Beba mais água;
5 - Tenha uma alimentação balanceada (com frutas, legumes e frutas);
6 - Visite seu endocrinologista (Olheiras também podem ter causa hormonal).

Estou ciente de que algumas (se não todas) das coisas nessa lista, nem sempre podem ser alcançadas, especialmente com bebês ao redor. - que é o meu caso! Também é importante lembrar que a genética tem um papel fundamental no surgimento das olheiras. Se você tiver tendência a tê-las, poderá dormir o ano inteiro que não fará diferença. E é aí que a maquiagem pode ajudar! Preparei esse post com uma dica de maquiagem bem simples, mas ainda pouco praticada entre nós, mulheres - que geralmente nos maquiamos em cinco minutos e na pressa, antes de sair...

O 'X' DA QUESTÃO:

1 - Comece preparando a pele com primer e base, no tom da sua pele
2 - Aplique o corretivo (do mesmo tom da sua pele), formando esse 'X' que pega dos olhos até a bochecha.
3 - Espalhe o corretivo no rosto com a ajuda de um pincel para corretivo, ou com os dedos. ATENÇÃO: Não ultrapasse a linha da base do nariz.

Na imagem aí acima, repare como o lado em que o corretivo foi aplicado em 'X' ficou bem mais uniforme =)

ILUMINE-SE!

Uma vez corrigidas as olheiras, você pode iluminar a região abaixo dos olhos para deixar o visual ainda mais descansado. Para isso, gosto de aplicar o corretivo iluminador (ou um corretivo 1 tom acima do tom da sua pele), formando um triângulo invertido. A base do triângulo fica logo abaixo dos olhos e a ponta, não deve ultrapassar a base do nariz. Assim:

OBS.: Se você tiver inchaço na área abaixo dos olhos (bolsas), evite iluminar essa área. Só invista no iluminador se você tiver essa região mais afundadinha.

ATENÇÃO: Se você tiver olheiras crônicas (muito escuras e que tendem para o tom marrom), o processo é outro. Saca só o que fazer:

1 - Com primer já aplicado na pele, passe o corretivo colorido para neutralizar o tom das sua olheiras (Olheiras arroxeadas e acinzentadas - Salmão: para quem é mais clarinha.  Laranja: para as mais morenas ou amarelo - dependendo do caso). Utilize a técnica do 'X' e 'puxe' o corretivo também ao redor dos olhos também (pálpebras), porque quem tem esse tipo de olheiras, geralmente, o tom escuro pega ao redor de todo o olho.

2 - Aplique a base no tom de sua pele.

3 - Aplique corretivo no mesmo tom de sua pele por cima do corretivo colorido para neutralizar o tom aplicado anteriormente. 

4 - Utilize a técnica do triângulo invertido para aplicar um corretivo iluminador. 

VEJA TAMBÉM:

D.I.Y.: Como fazer corretivo colorido em casa

Resenha: Making Of Corretivo em Creme Salmão, da Contém 1g

Resenha: corretivo 3 em 1, Toque de Natureza

PORQUE USAR O 'X':

Quando a gente aplica o corretivo com um 'X' que pega dos olhos e vai até a altura das bochechas, criamos uma uniformização do tom da pele na região. Isso evita aquele visual de 'panda invertido', com a região em torno dos olhos mais clara do que o restante do rosto. Outro ponto bacana é que, quando o corretivo 'invade' a área das bochechas, também cria uma ilusão de que a pele ali é mais alta - isso ajuda a amenizar o aspecto de olhos fundos e cansados.

POR QUE ELAS APARECEM?

As olheiras podem ser de dois tipos:

- derivadas de pouca circulação sanguínea da área ao redor dos olhos ou;

 - ocasionadas pelo depósito de melanina na área abaixo dos olhos.

Olheiras azuladas e arroxeadas - Quando estamos estressadas ou dormimos mal, há uma baixa na circulação sanguínea em torno dos olhos. O sangue flui com menor facilidade, dando aos vasos, na região, um aspecto arroxeado ou azulado, chamado de 'congestão vascular' - o que provoca o escurecimento da área. Assim que o organismo se recupera o problema desaparece. 

Qual corretivo usar: Se a sua olheira é roxinha, azulada ou cinza-arroxeada, mas não é severa, um corretivo no mesmo tom da sua pele resolve. Corretivo colorido, somente em casos onde a olheira é muito escura e pigmentada. Nesses casos, você pode investir em um corretivo em tons rosados ou salmão (para quem é branquinha). A escolha entre um ou outro varia de pele para pele. Por isso, o ideal é que, antes de comprar o corretivo colorido, você experimente os dois. Passe o rosa em um dos olhos e o salmão no outro. O que neutralizar melhor sua olheira será o ideal para você.

Olheiras de tons marrons - Por outro lado, quando as olheiras são ocasionadas por um fator genético, a coisa fica mais complicada. É que, nesse caso, o escurecimento costuma ser permanentes e a tende aumentar com a idade. Neste caso, além da influência do cansaço, há uma grande tendência no depósito de melanina em toda a área em torno dos olhos.

Qual corretivo usar: amarelo ou laranja (para quem é mais morena) - A escolha entre um ou outro varia de pele para pele. Também faça o teste para ver qual dos tons neutraliza melhor suas olheiras. 

DICAS ALÉM DA MAQUIAGEM:

ÁGUA MORNA - Lavar o rosto, massageando com água morna, assim como saunas e banhos quentes são excelentes para disfarçar as olheiras provocadas pela baixa circulação sanguínea. É que o calor é vasodilatador e, assim, permite que o sangue flua melhor na região.

PRODUTOS QUE ESTIMULAM A CIRCULAÇÃO - Cremes que estimulam a circulação e vasodilatação, são ótimos para diminuir as bolsas que se formam nessa região, fazendo uma "drenagem linfática". 


Agora, depois de ler esse post, diz aí: você aplicava corretivo da forma correta? 

Beijos!





Autor

Tina Szabados
contato@makecoisaetal.com.br

Tina Szabados - Jornalista por formação. Blogueira por acaso. Carioca, mãe de dois anjos azuis (TEA - Transtorno do Espectro Autista) e quarentona.

Comentários (18) Faça um comentário

  • Daniela
    Adorei.....

    Quarta - 05 de Outubro de 2016 às 15:07h Responder
  • Katia Vianna
    Fiz 42 anos em janeiro e notei que a região das olheiras que nunca tinha tido até então, começou a dar uma afundadinha e isso dá um ar mais envelhecido mesmo. Mas agora com sua super dica creio que meu novo problema será resolvido. E vou providenciar meu novo ítem de maquiagem, o utilíssimo corretivo. Muito obrigada e tudo de bom! Bjinhos

    Segunda - 28 de Março de 2016 às 18:28h Responder
  • Janaina Gebrim
    Adorei!!!Primeira vez que encontro uma explicação tão boa!!!Tenho olheiras e olhos muito fundos...aí já viu...Se não for com corretivo e base não dá!!!Adorei!!!Parabéns!!!Curti!Bj

    Quarta - 10 de Junho de 2015 às 14:12h Responder
  • Débora
    Essa dica é ótima! Eu tenho olheiras marrons e já vinha fazendo isso "intuitivamente"... hehehe... Agora sei porque funciona! =D Só fiquei meio em dúvida na parte do corretivo iluminador, quando você disse para aplicar um corretivo com um tom acima do da pele. Faço isso (de aplicar um corretivo mais escuro) com minha mãe, que tem bolsas e dá certo, mas não sabia que isso funcionava como regra geral... Sem querer incomodar, mas já incomodando (hehe), você poderia me explicar melhor? Bjos

    Terça - 09 de Setembro de 2014 às 00:43h Responder
  • Rozimar Cardoso
    nao conhecia este site,certamente a partir de agora mao quero outra vida!!! Acho make dificil de fazer,tem q saber de detalhes sim,e executa-los de maneira correta... Admito q eu sempre passei corretivo da forma errada rsrs...

    Quarta - 06 de Agosto de 2014 às 22:42h Responder
  • Vanderlandia
    Muito boa essas dicas :) vc tá de parabéns pois eu já havia procurado por essa explicação só que nunca tinha achado do jeito que eu precisava :) muito obrigada vc me salvou kkkk sucesso sempre pra ti bjokas :)

    Segunda - 04 de Agosto de 2014 às 15:29h Responder
  • Larissa Vieira
    Adoro seus posts, mas adoraria mais ainsa ver você no YouTube. Beijocas ???

    Quinta - 31 de Julho de 2014 às 15:00h Responder
  • Tina
    Oi Thais! Que coisa boa saber disso! =) Na hora de espalhar o corretivo, faça por toda a área abaixo dos olhos, sem ultrapassar a linha dos cantos internos e externos dos olhos. Ou seja, sem levar o corretivo além do canto interno e externo dos olhos, na parte de baixo. Deu pra entender?

    Segunda - 14 de Julho de 2014 às 11:24h Responder
  • Thais Rosa
    olá Tina...adoro tuas dicas!!! Fiquei com uma dúvida: ao aplicar o corretivo em X, espalho ele só em X ou por toda parte abaixo dos olhos?

    Segunda - 14 de Julho de 2014 às 11:00h Responder
  • Tina
    Ownnnnnnnnnnnnn! Obrigada Jaque Cavalcanti. Super beijo no coração!

    Segunda - 14 de Julho de 2014 às 07:50h Responder
  • Jaque Cavalcanti
    Nossa vc eh mega linda e esse post sobre olheiras foi super fácil pra mim, que não sei me maquear mas amo quem faz !!! Bjos

    Sábado - 12 de Julho de 2014 às 12:14h Responder
  • Ralph Oliveira
    Muito boa a dica irei adotar com minhas clientes obrigado por enriquecer nossos conhecimentos

    Terça - 08 de Julho de 2014 às 06:18h Responder
  • Tina
    Que bom que gostou, Francine! Mega beijo!!!

    Segunda - 07 de Julho de 2014 às 10:25h Responder
  • Tina
    Que bacana Rox Romero! Obrigada! Super beijo!!!

    Segunda - 07 de Julho de 2014 às 10:24h Responder
  • Tina
    Obrigada pelo carinho, Zilandra!!! Você é sempre tão carinhosa e fofa, que me derreto! Beijos!!!

    Segunda - 07 de Julho de 2014 às 10:23h Responder
  • Francine
    Nossa adorei a dica, realmente na foto da pra notar a diferença....Parabens!! Bjo

    Sábado - 05 de Julho de 2014 às 01:31h Responder
  • Rox Romero
    Sensacional! Postei um teste com um corretivo em bastão amarelo e vou compartilhar teu post. Adorei!

    Sexta - 04 de Julho de 2014 às 22:11h Responder
  • Zilandra
    Tina sua linda.... Palmas de pe para esse post,eu nao tenho olheiras querida,mais como de vez em quanto faços makes em alguem entao super aprendi umas dcas legais hj... Eu gosto de iluminar abaixo em volta dos meus olhos e aplicava erradinhoooo aprendi hj rsrsrrs MIL BEIJS Curto muito seu trabalho www.zilandramakes.com.br

    Sexta - 04 de Julho de 2014 às 21:35h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://www.makecoisaetal.com.br/noticia/148/visualizar/